Feira terá tambaqui a R$ 10 o quilo

Feira do Peixe Vivo será neste sábado (29), no bairro dos Congós
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Uma feira vai ofertar tambaqui ao preço de R$ 10,00 o quilo, neste sábado (29), na zona sul de Macapá. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Macapá (Semdec).

A Feira do Peixe Vivo será montada no cruzamento da Rua Claudomiro de Morais com a 7ª Avenida dos Congós. Os criadores irão vender cerca de 1 tonelada do peixe, um dos preferidos de quem gosta de pescado assado na brasa.

“Em primeiro lugar reforça o comércio popular e também por não haver o comércio do pescado a preço popular para as famílias que em sua maioria são de baixa renda”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Isaías Carvalho.

A prefeitura tem estimulado o setor. Hoje, 197 donos de tanques recebem orientações técnicas, qualificação e suporte.

“Primeiro a prefeitura faz a vistoria na área com nosso engenheiro de pesca para ver se há viabilidade para criação de peixes em cativeiro na propriedade e em sendo possível, nossos técnicos fazem todo o processo de licenciamento ambiental”, comenta o secretário.

Feira tem sido realizada também nos residenciais populares construídos pela prefeitura

Secretário Isaías Carvalho e prefeito Clécio: projeto vendeu prêmio na categoria Pequenos Negócios no Campo. Foto: Divulgação

Na segunda fase, a prefeitura entra com a escavadeira, o operador e o piscicultor entra com o combustível e alimentação do operador.

“Na terceira fase nós entramos com os alevinos e o criador entra com a ração. Na quarta e última fazer entramos com o caminhão, rede para despesca, tenda, divulgação da feira e a equipe de apoio, ficando o piscicultor neste dia apenas para verificar o peso e receber o dinheiro”, acrescenta.

O projeto ainda inclui a qualificação dos piscicultores por meio de cursos.

Em maio, o projeto foi o vencedor do 10° Prêmio Prefeito Empreendedor, na categoria Pequenos Negócios no Campo.  

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!