Bando ligado à facção enfrenta Força Tática e um bandido morre. VÍDEO

A troca de tiros ocorreu nos bairros Zerão e Universidade, na zona sul de Macapá. Um morreu e outros cinco foram detidos. Três são adolescentes
Compartilhamentos

Por OLHO DE BOTO

Um homem morreu e outros cinco foram detidos pelas polícias Militar e Civil, nesta quinta-feira (17), durante uma troca de tiros. O bando, segundo as autoridades, é ligado à uma facção criminosa que atua dentro e fora do sistema prisional do Amapá.

A ocorrência iniciou ontem a tarde, quando agentes de Polícia Civil estavam entregando intimações no bairro Universidade, na zona sul de Macapá, e se depararam com um roubo em andamento. Aproximadamente sete bandidos estavam assaltando um mercantil.

Peritos e policiais durante a remoção do corpo de Pinóquio. Fotos: Olho de Boto/SN

Os assaltantes já haviam rendido funcionários e clientes do estabelecimento comercial, quando os policiais interviram. Houve intensa troca de tiros, que deixou a população em pânico.

No fogo cruzado, alguns criminosos conseguiram fugir, mas um adolescente de 16 anos foi cercado pelos agentes. O jovem é velho conhecido da polícia e atende pelo apelido de “De Menor”.

Militares do Batalhão de Força Tática (BFT) foram ao local para dar apoio aos civis. A partir das informações do De Menor, eles chegaram até uma residência em uma área de pontes do bairro Zerão, comunidade vizinha ao Universidade.

Lá, os militares foram recebidos a tiros. No revide, um bandido foi baleado e caiu no lago. Três conseguiram fugir depois de pular no lago.

Outros quatro, sendo dois adolescentes de 15 e 17 anos, não tiveram a mesma sorte e tiveram que se render dentro da casa. Duas armas, uma pistola e um revólver foram apreendidas com o bando.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e confirmou o óbito do bandido baleado. Ele foi identificado como Elielton de Oliveira da Silva. Era conhecido no meio da criminalidade como Chicungunya ou Pinóquio.

De acordo com o tenente coronel André Luiz, comandante do BFT, somente na manhã de quinta-feira, Chicungunya teria participado de pelos menos três assaltos em bairros da zona sul. Dois desses crimes foram filmados por câmeras dos estabelecimentos.

Em um deles, integrantes do bando aparecem agindo em um mercantil localizado no bairro do Muca. Em outra ação criminosa, Chicungunya e os outros atacaram o caminhão de entrega de uma distribuidora de refrigerantes. Conforme a polícia, ele foi reconhecido pelos funcionários assaltados no veículo da distribuidora.

Na casa do confronto, os policiais apreenderam uma série de objetos roubados, incluindo os valores levados nos assaltos do comércio no Universidade e do caminhão de refrigerantes. Um relógio da marca Rolex, levado de um funcionário da distribuidora, foi recuperado no imóvel.

“O local onde ocorreu o confronto, era onde eles se reuniam após os crimes para fazer a partilha dos valores e objetos roubados em assaltos. Lá, também funcionava uma boca de fumo. Era uma espécie de sede do crime lá”, destacou o coronel André Luiz.

Tenente-coronel André Luiz, comandante da Força Tática

Bruno da Costa Machado, de 20 anos, e Charles Viana Alvarenga, 19 anos, dono da casa onde ocorreu a troca de tiros com a Força Tática, foram apresentados no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) do bairro Pacoval.

“De Menor” e os outros dois adolescentes apreendidos foram entregues da Delegacia Especializada de Investigação de Atos Infracionais (Deiai).

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!