Macapá sofre desabastecimento de vacinas infantis e raciona doses

Nos últimos meses, o Ministério da Saúde (MS) tem enviado doses reduzidas das vacinas pentavalente, BCG e DTP, insuficientes para a cobertura 100% da imunização
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

O desabastecimento de vacinas do calendário infantil em todo o país chegou a Macapá. Nos últimos meses, o Ministério da Saúde (MS) tem enviado doses reduzidas das vacinas pentavalente, BCG e DTP, insuficientes para a cobertura 100% de imunização.

Segundo a coordenadoria municipal de Imunização, em algumas unidades existem poucas doses e, em outras, já não se tem mais nenhuma. Por isto, a Secretaria Municipal de Saúde de Macapá (Semsa) decidiu racionalizar o uso das doses ainda disponíveis.

Segundo o órgão, até que a situação seja normalizada, a prioridade é apenas a aplicação das primeiras doses, para que o maior número possível de crianças seja atingido. O reforço dessas doses fica em segundo plano.

A estratégia é uma recomendação estabelecida pelo Ministério da Saúde, que ainda não tem previsão de normalizar o envio para os municípios de todo país. Para isto, a Semsa estabeleceu uma rotina diária para a administração das vacinas.

No caso da DTP e pentavalente, que são necessárias duas doses, a orientação é que os pais só procurem as unidades a partir de setembro, pois o MS já anunciou que em agosto não fará o envio para os municípios.

Já a administração da BCG é feita diariamente nas unidades básicas, em forma de rodízio, das 8h às 17h, de acordo com o esquema de vacinação, garantindo assim que todas as UBS’s possam ofertar a vacina à população, tanto na zona norte quanto na zona sul da capital.

Confira o rodízio:

Segunda-feira: UBS São Pedro (Beirol), Policlínica (Unifap), UBS Cidade Nova e UBS Brasil Novo;

Terça-feira: UBS Rubim Aronovicht (Santa Inês), UBS Lélio Silva (Buritizal) e UBS Infraero II;

Quarta-feira: UBS Raimundo Hozanan (Muca), UBS Leozildo Fontoura (Jardim Marco Zero), UBS Marabaixo e UBS Perpétuo Socorro;

Quinta-feira: UBS Álvaro Corrêa (São Lázaro), UBS Marcelo Cândia (Jardim Felicidade II), UBS Pedrinhas e UBS Fazendinha;

Sexta-feira: UBS Rosa Moita (Nova Esperança), UBS Pacoval, UBS Novo Horizonte e UBS do Coração.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!