Obra do músico Nonato Leal será celebrada em livro

Produção terá lançamento na Praça Floriano Peixoto
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

A obra do músico Nonato Leal virará livro. A obra será lançada nesta terça-feira (30), na Praça Floriano Peixoto, área central de Macapá, e é parte de uma série intitulada “Mestres da Música”.

Tratam-se de livros de partituras sobre a obra instrumental produzida no Amapá e é voltada a melodistas, apreciadores da música, estudantes e pesquisadores. 

A produção tem a direção artística de Alan Gomes e é publicada pela prefeitura de Macapá, através da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult).

Carreira

Raimundo Nonato Barros Leal ou Nonato Leal nasceu no dia 23 de julho 1927, na cidade de Vigia (PA). O professor, músico e compositor, aos 8 anos de idade, iniciou com seu pai sua vida musical. Com 10 anos se apresentava ao público pela primeira vez tocando violino. Aos 13 anos, começou a tocar banjo e, aos 15, bandolim, violão tenor e viola. Aos 18 anos, iniciou o aprendizado de violão. Com 19, compôs a primeira música, chamada “Tauaparanassu”.

Nonato Leal: obra instrumental agora em livro. Foto: arquivo SN

Participou da Semana de Arte Amapaense em 1981 e 1984. Em 1958 fez vários programas nas rádios Dragão do Mar, Verdes Mares e Uirapuru, no estado do Ceará. Compôs vários samba-enredo para diversas escolas de samba do Amapá. Em 1982 e 1983 participou dos recitais de violão da Rede Nacional da Música (Funarte). Em 1987 participou também do recital didático Vi Lobos, curso de violão do Sesc. Foi professor de violão na Escola de Música Walquíria Lima, de 1970 a 1988.

O músico lançou 2 CD’s, sob a direção de Manoel Cordeiro, chamados de Lamento Beduino e Coração Popular. Atualmente, tem um programa de televisão chamado De Pai Pra Filho, com o seu filho Venilton Leal, com quem também lançou um CD. Todos com estilo instrumental.

Foto de capa: Gabriel Flores/ascom PMM

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!