Custus Vulnerabilis: Defensoria Pública do Amapá protagoniza caso inédito no Brasil

Mulher vítima de violência doméstica foi absolvida da morte de marido
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Pela primeira vez no Brasil em um tribunal do júri, a Defensoria Pública utilizou do instituto do “custus vulnerabilis” (guardião dos vulneráveis) para auxiliar a defesa constituída em um julgamento. O fato ocorreu em Macapá, na quarta-feira (31), no julgamento de uma mulher que matou o marido alegando legítima defesa.

Por quatro votos a zero, o Conselho de Sentença da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Macapá absolveu Kesiane Ferreira de Almeida, de 26 anos. O caso transitou em julgado, já que as partes abdicaram dos seus prazos e não irão impetrar recursos.

O defensor público Luiz Gustavo do Nascimento Cardoso se preparou para o caso por alguns meses e, uma semana antes do júri, advogados se habilitaram para o julgamento.

Após visita à casa de Kesiane, no conjunto Macapaba, zona norte de Macapá, o defensor peticionou ao judiciário que pudesse auxiliar a defesa, sem prejuízo ao tempo devido aos advogados constituídos. Os advogados de defesa, Eider Rodrigues e Osni Brito, não se opuseram à intervenção da Defensoria Pública, tampouco o Ministério Público.

Defensor público Luiz Gustavo do Nascimento Cardoso: mulher assistida tinha histórico de sofrer violência doméstica. Foto: Marco Antônio P. Costa/SN

“Eu sabia que no dia 31 de julho esse caso iria ser julgado num contexto de muita vulnerabilidade. Honestamente, pensei que essa mulher e cidadã, além de se encontrar em situação de ameaça à sua liberdade, era uma verdadeira vítima de violência doméstica contínua e estrutural. Dessa forma, a atuação da Defensoria Pública, enquanto guardiã dos vulneráveis, impôs-se como forma de demonstrar que não temos uma ação exclusiva de gabinete, pois vamos até onde o povo está, é lá o nosso lugar”, declarou o defensor público.

As defensoras Juliana Rodrigues, Isabela Azevedo, Lívia Campos e outras, apesar de não terem participado da sustentação oral na defesa, foram parte da construção do argumento do defensor Luiz Gustavo, que atentou para o fato de que a compreensão de um ciclo de violência vivenciado por mulheres, poderia ser compreendido melhor se explicado por mulheres.

Relembre o caso

No dia 20 de agosto de 2017, um domingo, Kesiane Ferreira de Almeida foi agredida em sua residência, na Rua Cereja, Bairro Brasil Novo, na zona norte de Macapá. O agressor era o seu marido Eduardo de Souza da Conceição, que tinha 30 anos.

Defensoras auxiliaram na argumentação

A agressão passou por alguns cômodos da casa e, ao chegar na cozinha depois de Eduardo engasgá-la por algum tempo e pressioná-la contra as paredes, Kesiane conseguiu alcançar uma faca de mesa e desferir um golpe no peito do esposo que acabou sendo letal. Eduardo ainda chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu e acabou morrendo no Hospital de Emergências de Macapá.

Kesiane foi presa em flagrante e solta nos dias seguintes, na audiência de custódia. Ela só soube que Eduardo faleceu quando já estava detida e respondeu o processo em liberdade por não ter antecedentes criminais.

“Ele foi me batendo até na cozinha (…). Batendo a minha cabeça pelas paredes” declarou Kesiane ao Portal SelesNafes.com na época.

Leia a matéria AQUI.

A tese da acusação foi que a reação da agredida foi desproporcional. Por isso, o Ministério Público pedia a condenação de Kesiane por homicídio simples, crime que pode ter uma pena que varia de seis a vinte anos de prisão.

Marido morreu horas depois  da briga no HE. Foto: arquivo SN

A defesa trabalhou com a tese de legítima defesa, alegando que em um momento de agressão e em defesa da própria vida não se pode ter essa dimensão da “força desproporcional”, sobretudo se o agressor tem estrutura física muito maior que a da vítima e, no caso, Eduardo da Conceição tinha 1,72m de altura e Kesiane 1,50m.

Além disso, a defesa relatou que durante os 10 anos em que a união estável perdurou, Kesiane sofreu agressões constantes, o que caracterizou um ciclo de violência física, psicológica e social, já que o casal morava atrás da casa da mãe de Eduardo da Conceição e a dependência econômica do marido fazia a esposa se sentir pressionada pelo julgamento da família e da sociedade. Kesiane chorou durante todo o julgamento.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!