Isenção do IPVA e outros direitos que podem ser acessados com a carteirinha do autista

Pedir a carteira de identificação do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é o meio mais rápido de usar todos os benefícios
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Entrada em cinema e eventos, desconto na compra de carro e até isenção do IPVA. São vários os benefícios a que autistas e pais têm direito, mas que muita gente no Amapá ainda desconhece. Só que isso está mudando.

Em 4 meses, mais de 500 pessoas procuraram o Super Fácil Zona Oeste, na Rodovia Duca Serra, em Macapá, para solicitar a carteira de portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A estimativa, no entanto, é de que apenas em Macapá e Santana existam perto de 3 mil pessoas autistas.

Com a carteirinha, é mais fácil acessar os benefícios garantidos por lei.

“Com a carteirinha, o autista e sua família passam a ter direito a benefícios que antes não existiam, do teatro à compra de carro. Antes, para identificar que o filho tinha autismo, era preciso carregar uma pasta com todos os documentos. Hoje, a carteirinha basta”, explica a diretora da Rede Super Fácil, Luzia Grunho.

Serviço de psicologia dentro do Super Fácil para famílias e autistas. Fotos: Seles Nafes

Brinquedoteca dentro do Super Fácil…

O sistema que cadastra pessoas autistas e permite a emissão da carteira de identificação foi criado pelo governo do Estado em 2017, depois de um requerimento de autoria da deputada Marília Góes (PDT), aprovado em 2016 pela Assembleia Legislativa. As carteiras começaram a ser emitidas em abril de 2018.

Mas, antes de solicitar uma carteirinha, os pais ou responsáveis precisam comprovar que o membro da família é autista. É necessário o diagnóstico, o que para famílias pobres é difícil, já que é necessário passar por especialistas como psicólogo e neurologista.

Mãe de autista solicitando a carteirinha. Foto: Ramon

Atendimento é feito de 8h às 13h na zona oeste

Luzia Grunho, diretora da Rede Super Fácil

Super Fácil da Zona Oeste fica na Rodovia Duca Serra

Pensando nisso, o Hospital de Clínicas Alberto Lima criou um núcleo (Nand) que funciona todos os dias, no período da manhã. Nesse núcleo, existem profissionais habilitados para avaliar, diagnosticar e fornecer o laudo necessário para que a família solicite a carteirinha.

A ideia do Super Fácil, que tem 14 unidades em todo o Estado, é criar mais guichês de atendimento em outros pontos da capital e do interior.

O Super Fácil da Zona Oeste funciona das 8h às 13h. Dentro do prédio existe uma sala de acolhimento com uma psicóloga que conversa com parentes e pessoas que podem ser autistas, onde são repassadas orientações. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!