Pesquisa atualizará situação de saúde e qualidade de vida no Amapá

Técnicos do IBGE entrevistarão 2 mil pessoas em 11 municípios do Amapá e Afuá, no Pará
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

O quadro da população em relação a problemas como a obesidade, depressão, doenças respiratórias, tipos de câncer, consumo de álcool, tabaco e o sedentarismo, deverão ser atualizados com a nova edição da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). O levantamento, do Ministério da Saúde, começa a ser realizada nesta segunda-feira (26), em 11 municípios do Amapá e no município de Afuá, no Pará.

Em 2013, a PNS mostrou que no Amapá a obesidade acometia um em cada cinco adultos e esse percentual era mais alto entre as mulheres (21,9%) do que entre os homens (17,3%). A pesquisa também mostrou que 15 mil pessoas (ou 3,4% da população com 18 anos ou mais) foram diagnosticadas com depressão por um profissional de saúde mental. 

O trabalho de coleta de 15 agentes de pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deverá ocorrer até fevereiro de 2020. Serão visitados 2 mil domicílios e os resultados têm previsão de divulgação para 2021.

Os agentes de pesquisa do IBGE estarão identificados com crachá e usarão equipamento eletrônico de coleta de dados (computador de mão). Os moradores poderão confirmar a identidade do entrevistador em ligação telefônica gratuita para 0800-721-8181.

Segundo o IBGE, a PNS investiga a prevalência de doenças crônicas não transmissíveis e quantifica a população com incapacidades físicas. Outros indicadores importantes são relativos ao estilo de vida (sedentarismo, tabagismo, dieta, consumo de álcool) e à saúde bucal.

O estudo também investiga se os moradores sofreram algum tipo de violência e monitora a realização de exames preventivos, além de avaliar a percepção da população sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

A PNS foi a campo pela primeira vez em 2013, mas dá continuidade a um ciclo de investigações realizadas pelo IBGE a cada cinco anos, desde 1998, com os suplementos de saúde da antiga Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD.)

Foto de capa: arquivo SN

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!