Previdência: Onyx diz a Davi que espera aprovação até setembro

Reforma deverá ser votada em segundo turno nesta quarta-feira (7)
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

O ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, disse estimar que a reforma da previdência seja completamente aprovada até o fim do mês que vem. Foi depois de uma reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM).

Nesta quarta-feira (7), a proposta será votada em segundo turno na Câmara dos Deputados, e depois seguirá para o Senado, onde o ministro disse acreditar na capacidade de interlocução de Davi com os partidos.

“Ele é um ex-deputado e um senador que é muito querido por todos. Então ele faz com muita tranquilidade essa interlocução e essa mediação. A princípio, se der tudo certo, eu calculei essa semana, nós estamos projetando uma votação de primeiro e segundo turno em torno de 20 de setembro a 30 de setembro”, disse Onyx Lorenzoni.

Caberá aos senadores decidir se estados e municípios serão reincluídos na reforma, ponderou o ministro. Ele revelou que são fortes as articulações para a aprovação de uma PEC paralela que já inclui os governos locais.

Ministro e o presidente do Senado: capacidade de dialogar. Fotos: Ascom/Senado

Reforma tributária

Onyx Lorenzoni informou que o governo vai enviar ao Congresso Nacional uma proposta que trate exclusivamente dos impostos da União, uma vez que as mudanças em tributos estaduais e municipais devem considerar as diferenças que afetam cada região.

Por outro lado, o ministro afirmou que a União é a favor da descentralização dos recursos federais conforme defende o presidente do Senado na revisão do Pacto Federativo.

“O governo federal hoje tem mais de 60% de toda carga tributária que está no ombro de cada cidadão brasileiro, de cada cidadã. Então, não tem problema nenhum de, no curso do tempo, baixar isso, para 56, 54. E pega esse volume e transfere para estados e municípios, tu mudas a realidade do país e vai ser melhor para todo mundo”.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!