Com fortes dores na cabeça, bebê com hidrocefalia precisa de ajuda para viver

Criança já fez mais de 10 cirurgias. Procedimento em Teresina, no Piauí é esperança
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Ana Lara Rodrigues Viana é prematura extrema, nasceu aos seis meses de gestação e com problemas no coração. A bebê adquiriu hidrocefalia [acúmulo anormal de líquido cefalorraquidiano (LCR) na cavidade craniana] e precisa de ajuda para passar por uma cirurgia urgente fora do Amapá. Ela luta pela vida.

Após o nascimento, a menina que tem 1 ano e 4 meses de idade, passou seis meses internada na UTI Neonatal da maternidade pública Mãe Luzia. Como ainda não estava preparada para nascer, a pequena Ana teve sopro no coração, seu rim ainda não funcionava bem e por isso precisou fazer sessões de hemodiálise.

Ana Lara Rodrigues Viana. Bebê tem hidrocefalia. Foto: arquivo familiar

Depois de alguns problemas, incluindo convulsões, foi descoberto que a menina precisaria utilizar uma válvula na cabeça. Devido ao parto prematuro, Ana teve várias sequelas, uma delas foi a hidrocefalia multisseptada.

Ela já passou por mais de 10 cirurgias, mas a válvula que utiliza não está mais suprindo a necessidade da cabeça. Ana, que se alimenta com uma sonda gástrica improvisada, sofre bastante com fortes dores e vômitos. A bebê precisa urgentemente de uma neuroendoscopia que tem um preço elevado e é feita fora do Amapá.

“Se o procedimento for feito, o problema de obstrução da válvula dela vai cessar. Dessa forma ela vai parar de sofrer com dores na cabeça e vai fazer ela parar de fazer cirurgias, nosso maior medo é que a qualquer momento ela não aguente mais. É muito difícil ver uma filha nessa situação”, disse Marcelino Silva Viana Júnior, pai da menina.

Pais da menina: cirurgia no Piauí deve fazer com que dores acabem. Foto: Rodrigo Índio/SN

A família, que é do município de Laranjal do Jari, no sul do estado, não tem condições de arcar com a viagem e pede ajuda para custear o tratamento na cidade de Teresina, Piauí. O procedimento pode salvar a vida da menina. Eles planejam viajar no próximo dia 2 de outubro.

“Queria que as pessoas se colocassem no meu lugar de mãe e que tentem nos ajudar com R$ 1, R$ 2, ou com qualquer doação de bom coração, porque não temos condições financeiras e contamos com a ajuda dos amigos para poder vermos nossa filha saudável, tenho fé em Deus que vamos conseguir”, esperançou-se a mãe, Cleidiane dos Santos Rodrigues.

A pequena Ana Lara Rodrigues Viana precisou fazer sessões de hemodiálise. Doto: Rodrigo Índio/SN

Em Macapá, os pais de Ana estão hospedados na casa de uma amiga que conheceram no hospital. Do casal, somente Marcelino está trabalhando, já Cleidiane precisou largar o emprego para cuidar da filha.

Atualmente, a menina está internada na pediatria do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) do Amapá. A família tentou conseguir a viagem através do programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), só que recebeu a informação que não há leito disponível. Como a menina não pode esperar foi lançada a campanha na internet. Assista:

Os interessados em contribuir, podem entrar em contato com os números (96) 99168-6420 ou (96) 99168-5432.

Quem tiver interesse em fazer doação em dinheiro segue dados bancário:

Caixa Econômica Federal
Agência 3574
Operação 013
Conta poupança 14962-6
Nome: Cleidiane dos Santos Rodrigues
CPF: 96823852291

Banco do Brasil
Agência 4109-2
Conta Corrente 21702-6
Nome: Marcelino Silva Viana Júnior

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!