Você sabia que pode solicitar mudas de árvores em Macapá?

Localizado na zona norte da capital, o Horto Municipal oferta também mudas de plantas ornamentais
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Em pleno verão amazônico, quando os termômetros marcam altas temperaturas na Linha do Equador, é quando sentimos mais falta de uma melhor arborização urbana em Macapá. O que talvez muita gente não saiba é que o próprio cidadão pode solicitar da prefeitura de Macapá mudas de árvores que são cultivadas no Horto Municipal.

Ligado à Secretaria de Meio Ambiente de Macapá (Semam), o Horto fica localizado na Rua do Horto Municipal, no Bairro Jardim Felicidade I, na zona norte de Macapá. Nele, há o cultivo de milhares de mudas de plantas ornamentais.

Diferentes espécies de plantas…

 

São disponibilizadas no Horto. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

No local, ficam as mudas que a PMM utiliza no paisagismo dos canteiros e rotatórias da cidade e também são cultivadas árvores frutíferas para quintais, como jambeiros, cajueiros e cupuaçu. Para árvores recomendadas para o passeio público, por exemplo, estão as mudas de ipê, alvineira e oiti.

O arquiteto e urbanista, Harife Nascimento Viégas, conta que em sua rua, no Bairro Brasil Novo, não há nenhuma árvore plantada e que, por isso, foi ao Horto Municipal onde optou e recebeu duas mudas de oiti.

“Há mais de um ano eu queria plantar porque aqui na minha rua não tem nenhuma árvore. Fui ao Horto e eles me deram três opções. Escolhi as oitis porque ela é de porte médio, não quebra as calçadas, nem tubulações. Já o Ipê, apesar da beleza, ele cresce muito e tem uma parte do ano que fica sem folhagem. Em relação à Alvineira, preferi o Oiti porque ela é mais forte, e na minha rua venta muito e ela pode aguentar mais”, disse o arquiteto, de 29 anos.

O arquiteto Harife Viégas: oitis para a rua onde mora

Viégas acha importante que pessoas tomem atitudes similares para ter uma cidade bem arborizada. 

“É fundamental tanto pelos aspectos ambientais, como paisagísticos e urbanos, pois, por exemplo, em uma cidade com muita sombra as pessoas optam muito mais por caminhadas ao invés de se deslocarem apenas com veículos automotores”, concluiu.

Dificuldades em fazer arborização urbana

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Macapá (Semam) admite a dificuldade em fazer campanhas de arborização urbana mais efetivas na capital por conta, principalmente, da falta de padronização nas construções e formas das calçadas da maioria das casas.

Secretário Márcio Pimentel: Semam pode fazer o plantio das mudas

Segundo o secretário Márcio Pimentel, dificilmente o munícipe deixa na sua calçada um espaço adequado para o plantio de uma árvore. Restando apenas os espaços das praças e canteiros da cidade, o que não é suficiente para deixar a cidade mais arborizada e com o clima mais ameno.

“A gente faz um apelo à população que quando forem fazer suas calçadas, observando a questão da fiação elétrica, que deixem um espaço para árvores. Inclusive, nós podemos até fazer o plantio se a pessoa desejar, isso nos ajuda muito. A árvore é importante para amenizar o clima, para o sequestro de gás carbônico e é fundamental para o equilíbrio do meio ambiente”, declarou o gestor.

Horto Municipal fica no bairro Jardim Felicidade I

A Semam também esclareceu que a prefeitura tem técnicos, engenheiros florestais, que podem ajudar o cidadão que tiver dúvidas sobre as espécies mais adequadas para a demanda de cada caso.

Horto Municipal

Com uma estrutura antiga no Horto Municipal, a ideia da Seman é realizar melhorias e revitalização do espaço ainda este ano. Projetos como a construção de uma composteira municipal, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), está em vias de execução.

Também a questão física do prédio e o melhor aproveitamento da imensa área verde onde o Horto Municipal funciona, são alvo de projetos da PMM.

Prefeitura estuda melhorias no espaço

Como solicitar mudas?

O cidadão deve enviar um ofício para a Semam, informando qual a quantidade de mudas desejadas e a finalidade.

A cada 5 mudas recebidas, a Semam pede uma coação de sacos para a produção de mudas de 100 unidades, que custa no mercado interno aproximadamente R$ 6.

O Horto Municipal funciona das 8 às 14 horas e a Semam de 08 às 17 horas.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!