Check-up do ICCA: Ortopedista diz que casos de fibromialgia são comuns em Macapá

Eric Teixeira explica que a doença está relacionada ao estado emocional. O check do ICCA acontece todos os sábados
Compartilhamentos

INFORMATIVO PUBLICITÁRIO

A cada sábado de check-up no ICCA de Macapá, a rotina é quase a mesma no consultório do ortopedista Eric de Souza Teixeira. Os pacientes atendidos por ele relatam, na maioria esmagadora das vezes, dores na coluna, e isso inclui até os jovens. No entanto, uma característica comum nos pacientes tem sido a fibromialgia.  

Especializado em membros superiores (cotovelos e ombros) e cirurgião de mãos, Eric Teixeira explica que problemas nas colunas lombar e cervical são as doenças mais frequentes. Sem exceção, todos os pacientes chegam a ele com dores.

Mas, graças à moderna infraestrutura de diagnósticos do ICCA, pacientes de ortopedia e mais de uma dezena de especialidades conseguem passar por todos os exames necessários na mesma manhã. Tudo muito prático e rápido.

Os check-ups ocorrem todos os sábados, atendendo a maioria dos planos de saúde e particulares.

Ortopedista Eric Teixeira, cirurgião de mãos. Fotos: Seles Nafes

O Portal SelesNafes.Com conversou com o ortopedista Eric Teixeira que, assim como outros profissionais do check-up, atua em Belém e vem a Macapá apenas para o atendimento aos sábados. Ele demonstrou preocupação com os casos de fibromialgia em Macapá, uma doença geralmente ligada ao estado emocional.

As pessoas chegam aqui em que situação?

Com quadro de dor bem aguda. As vezes as pessoas chegam com dores lombares ou cervicais que estão, muitas vezes, relacionadas com a fibromialgia, que é uma doença muito frequente em Macapá, comparando com atendimentos que já fiz em Porto Velho (RO) e Belém (PA). A fibromialgia é uma doença multidisciplinar, que pode ser tratada por ortopedista, reumatologistas, neurologista e clínicos.  

Como é fibromialgia?

É uma doença que ataca músculos e tendões. É uma inflamação de maneira generalizada, com cefaleia, por exemplo, e acomete pacientes com depressão, estresse pós-traumático…

Quadro mostra os principais sintomas

Nesse caso, então o tratamento precisa de psiquiatra?

Em alguns casos, sim. Se o paciente estiver passando por um problema emocional muito intenso, a gente pede auxílio desses colegas. Mas a grande maioria a gente resolve no consultório.

Crianças estão no público que você atende aqui no consultório com outros problemas?

Sim, tem muita avó ainda desconfiada com o chamado “pé-torto” da criança, e a mãe traz aqui pela pressão dos avós. Muitas vezes esse problema nem está relacionado com o pé, mas com o quadril. Temos que avaliar como um todo. Pode ser congênito também. E também recebemos crianças com seis dedos, pé plano, as crianças que estão correndo muito e tropeçam…

O pé plano, sem a curva, tem a ver com a falta de hábito da criança em correr, brincar na rua…?

Pode ser um pé plano sem causa específica, e poder ter o plano patológico relacionado a algumas doenças que a gente investiga no consultório. O mais comum é que a criança comece a desenvolver a curva do pé depois dos três anos de idade, e aos seis anos está bastante desenvolvido.

Esporão provoca dores fortes

E o esporão de calcâneo (calcanhar), tem uma idade em que é mais comum aparecer?

Não, mas tem a prevalência: pacientes com sobrepeso, que ficam em pé por muito tempo, e tem as idosas, que são a grande maioria dos pacientes.

Qual o tratamento?

Alongamentos, compressas mornas, sapatos mais confortáveis, palmilhas. As cirurgias são raras.

Antes de ir decidir ir para uma academia, é preciso se preparar

Atendimento no ICCA nos sábados de check-up

Estrutura de diagnósticos

Equipe preparada e gentil

Check-up do ICCA oferece mais de uma dezena de especialidades

Quem tem hérnia lombar pode frequentar academia de ginástica?

Sim, mas é preciso se preparar. Se você não tem indicação cirúrgica, então você precisa se preparar para uma atividade física. O paciente precisa vir aqui, fazer uma avaliação. Não precisa ser a musculação a atividade, pode ser a natação, que é fantástica, ou o pilates. O mais importante é sempre manter a atividade física, mesmo depois de melhorar.

Agende o seu check-up: 3224-3317 e 99144 0033

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!