Em fórum nacional, senador pede que investidores apostem no Porto de Santana

Santos Export discutiu a situação dos portos brasileiros. Porto de Santana foi apresentado por Lucas Barreto a investidores
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O senador Lucas Barreto (PSD-AP) defendeu que as grandes transportadoras marítimas e fluviais apostem no potencial do Porto de Santana, no Amapá, e na navegabilidade pela Barra Norte, o caminho mais curto para a exportação de grãos à Europa e Ásia. Foi durante o Santos Export, o primeiro fórum brasileiro sobre portos realizado neste ano.

No evento, realizado na semana passada em São Paulo, o senador foi o único parlamentar do Norte convidado para participar com explanação de dados sobre o Porto do Amapá.

“Fui atrás de investimentos para construção de um porto de contêineres, especialmente agora com o aumento do calado no arco lamoso”, explicou o senador ao Portal SelesNafes.Com, neste sábado (12).

Atualmente, a Marinha e o serviço de Praticagem estão atualizando os dados das profundidades do canal da Barra Norte para confirmar a teoria de que é possível a passagem de navios com maior calado, os super cargueiros com mais de 70 mil toneladas.

Lucas Barreto em painel sobre logística. Fotos: Divulgação

Navio tanque chegando no Porto de Santana: estudo quer provar que é possível a entrada de navios maiores. Fotos: Arquivo/SN

Quando o estudo estiver pronto, haverá um novo caminho para os produtores de grãos do centro-oeste exportarem com maior rapidez e menor custo.

“Um caminhão de soja percorre do Mato Grosso e Paranaguá 2,2 mil km. De Cuiabá (MT) para Miritituba (PA) são apenas 500 km, com os grãos sendo trazidos de barcaça para cá e depois transferidos para os navios aqui no porto de Santana. A logística é muito melhor”, comparou.

Na prática, aos poucos, esse caminho começa a ser feito. Em agosto, 38 mil toneladas de milho chegaram de barcaça do Mato Grosso e foram transferidos para um navio tendo como destino a Europa.

Santos Export foi promovido pelos portos

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!