Após filha vencer o câncer, família amapaense tenta recomeçar a vida

Amapaenses em Curitiba e doadores ajudaram a manter e garantir tratamento gratuito para menina
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Após quase um ano de batalha, a pequena Mabelle Josielle, de apenas 7 anos de idade, enfrentou e venceu um tumor no cérebro. Foram duas cirurgias e mais de 30 sessões de radioterapia.

Os últimos exames de Mabelle atestaram que ela está curada do câncer. As cirurgias e todo o tratamento foram feitos no Instituto Neurológico de Curitba (INC), onde os procedimentos custam mais de R$ 300 mil. De baixa renda, a família não teria condições de pagar pela saúde da menina.

A pequena Mabelle Josielle comemora o bem-sucedido tratamento. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

À época da descoberta do tumor, no início de 2019, a transferência da pequena Mabelle pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD) do Estado do Amapá foi frustrada. Não havia pactuação com outros estados e no Pará os hospitais estavam lotados.

Foi aí que ocorreu a intermediação da ONG Carlos Daniel, que conseguiu intermediar o tratamento, 100% gratuito, na clínica do Paraná que é referência em operações neurológicas.

Menina reencontra o presidente da ONG Carlos Daniel, Agenilson Silva

Hoje ocorreu o reencontro entre Mabelle e sua família com Agenilson Silva, que é presidente da ONG que apoia crianças com câncer.

“Quero agradecer primeiro a Deus e minha família, porque passou até bobagem pela cabeça, sabe, a gente perde o chão. Também quero agradecer a ONG Carlos Daniel e ao Agenilson que foram fundamentais nessa batalha. Vencemos o câncer”, declarou Walker Vales, pai de Mabelle.

Mabelle estava tímida, mas contou que prefere o calor de Macapá ao frio de Curitiba. Também falou que já tomou açaí e que está feliz de voltar para sua cidade e sua família.

Menina é acompanhada pelo pai, Walker Vales, no tratamento em Curitiba. Foto: arquivo familiar

Agenilson conta que o caso da Mabelle sensibilizou muita gente. O povo amapaense apoiou em vários momentos, com doações inclusive. 

Já em Curitiba, um casal de amigos pessoais de Agenilson, Antônio Júnior e Liliane, receberam pai e filha por sete meses em sua casa. Além disso, outro casal amapaense, Seu Armindo e Dona Keila, também amapaenses, ficaram no apoio.

“Foi uma grande união. Ver essa criança de volta junto com a sua família, não tem dinheiro no mundo que pague. É a família, a união, o sorriso dela, ainda mais no final do ano, um presente de Natal para essa família”, declarou Agenilson Silva, da ONG Carlos Daniel.

Família agora busca reorganizar a vida

Para família recomeçar, pai busca emprego

Após sete meses longe do Amapá, tendo retornado no início de novembro, o pai está sem emprego fixo, atualmente trabalhando com segurança digital. A família mora em uma área de ponte no bairro dos Congós, zona sul de Macapá. Para virar totalmente a página e a família recomeçar a vida, Walker pede ajuda em busca do sonhado emprego fixo.

Quem quiser ajudar a família pode entrar em contato através do telefone (96) 99134-7735 (Whatsapp).

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!