Amapá torna Gengibirra patrimônio imaterial

A bebida feita à base de gengibre, açúcar e aguardente, é um dos elementos do marabaixo
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

Elemento fundamental na cultura do marabaixo – uma das maiores heranças de matrizes africanas no Amapá – a gengibirra, agora é patrimônio imaterial do Estado.

O governador Waldez Góes sancionou, nesta quinta-feira (5), a lei que declara a bebida patrimônio cultural imaterial do Amapá. O projeto que deu origem à Lei é da deputada Cristina Almeida.

A bebida, feita à base de gengibre, açúcar e aguardente, é um dos elementos do marabaixo, também declarado patrimônio imaterial do Brasil, um ano atrás pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A gengibirra é feita com o gengibre triturado, coado, adoçado. Fotos: Ascom/GEA

A gengibirra é feita com o gengibre triturado, coado, adoçado e o preparo é com ou sem bebida alcoólica. A bebida, dizem os cantadores de marabaixo, serve para fortalecer a voz na hora de puxar os ladrões (versos) do marabaixo, além de dar vigor para as dançadeiras e dançadores.

Servida gratuitamente nas festas de marabaixo, a gengibirra e caiu no gosto do público, ganhou até alguns fabricantes em maior escala, e hoje é comercializada dentro e fora do Amapá.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!