Após quase 3 dias à deriva, passageiros de navio chegam ao Amapá

O navio Ana Beatriz lll, que faz a linha Belém/Santana-Belém, aportou na manhã desta terça-feira (3), em Santana, a 17 km de Macapá.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Depois de 62 horas em meio ao pânico e a angústia pela falta de informações sobre o que aconteceu com o navio Ana Beatriz lll, que trazia cerca de 200 pessoas de Belém-PA até Santana-AP, finalmente os parentes puderam ficar aliviados ao ver os passageiros pisarem em terra firme.

A embarcação com capacidade para 450 passageiros saiu da cidade paraense por volta de 17h da tarde de sábado (30). A previsão era chegar no Amapá 24 horas depois. Mas, por volta de 5h da manhã de domingo (1), o navio teve uma pane no motor e ficou à deriva, incomunicável, no litoral da cidade de Breves (PA).

Embarcação tem capacidade para 450 passageiros

Na manhã desta terça-feira (3), finalmente a embarcação chegou, rebocada, no Porto do Grego, em Santana. Barqueiros que trabalham no local relataram que alguns passageiros chegaram passando mal e que outros estavam indignados com o ocorrido. Muitas famílias se abraçavam ao encontrar um parente.

A passageira Marcilene Nonato, de 28 anos contou que idosos, crianças e enfermos passaram mal também durante o percurso e houve muito desespero.

Marcilene Nonato, de 28 anos contou que idosos, crianças e enfermos passaram mal também durante o percurso e houve muito desespero. Fotos: Rodrigo Índio/SN

“Houve confusão. Teve horas que pensamos que o navio ia virar com fortes maresias, ninguém do barco quis falar. Depois de muita gente pressionando, eles falaram que estavam esperando uma peça chegar de Belém. Passamos o domingo todo à deriva. Quando chegaram com a peça parece que não coube e viemos rebocados por um barco de madeira. Para piorar a região era de grande registro de ataques piratas. Nunca passei isso na minha e nem quero mais, foi desesperador”, comentou.

Alguns passageiros relataram a um site de notícias do Estado do Pará que foi preciso racionar comida e água quando entraram pelo segundo dia sem comunicação e a incerteza tomou o lugar da esperança.

Empresa faz a linha fluvial Santana/Belém/Santana

O portal SelesNafes.com tentou conversar com os representantes da empresa de navegação, que não quiseram aparecer nem gravar entrevista, mas confirmaram a pane no motor e afirmaram que todos os procedimentos legais foram feitos e que todos estão bem, passageiros e tripulação.

A reportagem tentou ainda contato com o a Capitania dos Portos, mas não completava a ligação.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!