“É preciso estar consciente”, diz jovem em ação contra o HIV/Aids

Programação em alusão à campanha Dezembro Vermelho ocorreu no bairro Jardim Felicidade II
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Após baixa procura em uma ação realizada na última quinta-feira (12) na Praça Veiga Cabral, no Centro de Macapá, cerca de 300 jovens participaram na manhã desta segunda-feira (16) de uma programação de conscientização e combate à Aids.

Desta vez o evento foi em um espaço fechado e contou com a realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, além da distribuição de adesivos, preservativos, material educativo e a realização de atividades de acolhimento, orientação e escuta.

Público procurou serviços ofertados na ação. Fotos: Rodrigo Índio/SN

 

Palestra lotou auditório do Projeto Minha Gente, no Jardim II

Sara Ferreira Martel, de 21 anos, nunca tinha feito o teste e estava muito nervosa. Como namora, ela disse que se cuida, mas que decidiu fazer o teste para garantir que está bem de saúde.

“Nunca tinha feito por medo de agulha e medo do resultado. Aqui estamos aprendendo e quebrando um tabu porque as pessoas evitavam falar de sexo com o adolescente. Hoje está mais amplo e as pessoas precisam debater mais sobre o assunto e não deixar de se cuidar, o jovem precisa ser consciente”, opinou.

Sara Ferreira Martel fez o teste pela primeira vez

Outro detalhe que chamou a atenção foi a palestra que agradou toda a juventude participante que viu os diversos temas importantes serem abordados de uma maneira bastante extrovertida.

“Nada mais eficaz do que trazer a brincadeira, a interação e o respeito para falar de maneira aberta sobre a temática, isso garante a atenção e a seriedade da coisa e o jovem acaba incorporando. As metodologias ficam na memória um bom tempo”, comentou o palestrante e enfermeiro da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Vencelau Pantoja.

Enfermeiro Vencelau Pantoja (SVS): atividade lúdica para conscientizar jovens

Luís Fernando, de 22 anos, também fez o exame pela 1ª vez e diz que como é jovem nunca pensou que corria riscos ao fazer sexo sem se proteger.

“Na verdade eu sabia, mas pensava: ‘nunca vai acontecer comigo’, mas parei para refletir e por amor próprio e amor as pessoas com quem me relaciono decidi vim fazer o teste. Me senti à vontade com essa forma brincalhona de educar e conscientizar”, avaliou.

Luís Fernando: mudou de opinião sobre importância do teste

De acordo com o secretário de Juventude do Estado, Pedro Filé, a Sejuv realiza desde o segundo semestre uma campanha de educação sexual tratando temas como gravidez precoce, aborto e IST’s.

“O Dezembro Vermelho a gente vem intensificar ainda mais essa campanha, que já é feita no público jovem, obviamente que são assuntos delicados de se tratar e ainda existe muito tabu relacionado a isso e é lógico que nós precisamos criar mecanismos e dinâmicas para poder envolver esse jovem a trabalhar a reflexão, a conscientização e a prevenção. Nesse evento mostramos isso”, destacou Filé.

Pedro Filé (Sejuv): conscientização deve ser trabalhada com os jovens

A ação faz parte da campanha “Dezembro Vermelho”, contra o HIV/Aids e foi realizada pela Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv) em parceria com a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!