Jovens não atendem ao chamado para teste rápido de Aids/HIV

Ação ocorreu na Praça Veiga Cabral, no centro de Macapá.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

O Dezembro Vermelho, criado em alusão ao Dia Mundial de Combate ao HIV/Aids, está sendo marcado por palestras, testes rápidos e ações de conscientização em escolas, centros de saúde e espaços públicos no Amapá.

Nesta quinta-feira (12), em Macapá, o local escolhido foi a Praça Veiga Cabral, na área Central da capital. O objetivo foi alcançar o público jovem, considerado chave para a campanha porque abrange a população de maior risco e com índices mais altos. Atualmente, cerca de 3 mil pessoas com HIV/Aids recebem acompanhamento no Estado.

Apenas adultos procuraram o serviço. Fotos: Rodrigo Índio/SN

Mesmo com toda a divulgação a juventude não compareceu em massa e a grande maioria de participantes foram adultos. A reportagem não identificou nenhum jovem fazendo o teste durante a produção da matéria. A fila para atendimentos de vacinas tríplice viral, influenza e hepatite B era a mais procurada.

Pai de três filhos, Evilson Gouveia Alves, 56 anos, lamentou a ausência dos jovens, e fez o contrário, aproveitou a ação de saúde para fazer testes rápidos de HIV, sífilis, e hepatite. Ele aconselhou a quem ainda não buscou o atendimento.

Ação de saúde oferece testes rápidos de HIV, sífilis, e hepatite

“Uma pena os jovens não virem se cuidar. Acho que devem ter algum receio, mas alerto que é melhor diagnosticar do que permanecer com dúvida. Eu sou casado há 27 anos, confio na minha esposa, mas a gente tem que sempre fazer o teste por precaução. Graças a Deus, estou tranquilo e com a consciência limpa por estar cuidando da saúde. A todos, digo que cuidem das suas também”, sugeriu.

Evilson Gouveia: “Uma pena os jovens não virem se cuidar”

Segundo o gerente de vigilância epidemiológica da SVS, Ivon Cardoso, o exame disponibilizado gratuitamente detecta anticorpos contra o HIV no fluido oral da pessoa e fornece o resultado que pode ser analisado a “olho nu”, em até 15 minutos. O teste pode ser executado em qualquer local onde o serviço é oferecido.

“Realizamos ações o ano todo e queremos que a população participe para que, a partir do resultado, comecem a se cuidar ou continuar a atenção a prevenção”, comentou.

Gerente de vigilância epidemiológica da SVS, Ivon Cardoso

Nos casos de resultados positivos, os profissionais responsáveis pela entrega do exame fazem o segundo teste confirmatório e encaminham a pessoa ao serviço especializado.

Além dos exames, a ação distribuiu preservativos e orientações com especialistas. A programação que prevê estratégias voltadas para a prevenção, autocuidado e conscientização sobre o HIV/AIDS, além de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´S), continuará em outros municípios.

Além dos exames, a ação distribuiu preservativos e orientações com especialistas e materiais didáticos

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!