No Amapá, a cada 100 crianças apenas 4 sabem ler fluentemente

Em parceria com Macapá e outros municípios, o Governo do Estado aplicou provas da Avaliação Estadual da Alfabetização.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

A fim de identificar o desenvolvimento dos estudantes da educação básica do Amapá, o Governo do Estado, em conjunto com os municípios, realizou nesta terça-feira (10), a aplicação das provas da Avaliação Estadual da Alfabetização. Mais de 13 mil crianças passaram por duas provas: uma de língua portuguesa e outra de matemática.

Os testes foram aplicados para estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, das redes municipais e estadual de ensino. Os professores do município aplicaram provas para alunos do Estado e vice-versa.

Os testes foram aplicados para estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. Fotos: Rodrigo índio/SN

Índices

Segundo a Secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, há cerca de um mês foi feita pela primeira vez uma avaliação de fluência com os alunos nessa faixa estudantil. O resultado não foi nada satisfatório.

“Foi dramático: de cerca de 100 meninos, apenas 4 estavam fluentes. Essa avaliação foi feita em todas as escolas dos municípios e do Estado”, comentou.

Secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa: “resultado foi dramático”

Ela destaca que mesmo sendo responsabilidade dos municípios, o Estado busca ser um fomentador e trabalha no regime de colaboração para ajudar os municípios.

“Nós precisamos enfrentar o principal fator que leva o estudante para o fracasso que é a sua não aprendizagem. Então, a estratégia é fazer a formação para o professor do primeiro ao quinto ano, levar material didático e fazer avaliação interna”, comentou.

Desde 2016 a Seed buscou, no estado do Ceará, que das 100 melhores escolas do Brasil têm 82, medidas para melhorar a educação no Amapá.

Mais de 13 mil crianças passaram por duas provas: uma de língua portuguesa e outra de matemática

Homologado em 29 de novembro, o programa de Estado após avaliação saberá como está o aluno e serão montadas formações continuadas para o professor ajudar o aluno a ser alfabetizado na idade certa.

É a primeira vez que o Governo do Estado promove a avaliação das séries iniciais de sua rede de ensino junto com os 16 municípios. A ação faz parte do Programa Criança Alfabetizada.

É a primeira vez que o Estado promove a avaliação das séries iniciais de sua rede de ensino junto com os 16 municípios

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!