PF cumpre mandados em entidades de pescadores de Santana

Segundo as investigações, os mentores do esquema usavam até parentes como laranjas
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

Policiais federais no Amapá estão cumprindo cinco mandados de busca e apreensão na sede da Colônia de Pescadores de Santana (Copesa), na manhã desta quinta-feira (19). A PF informou que se trata da Operação Stargazer, que apura fraudes na concessão e pagamento do seguro-defeso.

Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal do Amapá, e o nome da operação é uma alusão a um peixe que vive enterrado na lama para surpreender as presas.

Além da colônia, outros alvos da operação foram a Associação de Pescadores Artesanais (Apescart) e residências de dirigentes das entidades e outros envolvidos. A PF não divulgou os nomes dos investigados. 

Desde 2016, a PF e o Ministério Público Federal investigam fraudes na concessão do seguro-defeso, programa gerenciado pelo INSS que concede um salário mínimo a pescadores durante o período de reprodução de algumas espécies de peixes.

Parentes eram usados na inscrição para receber o seguro. Fotos: PF/Divulgação

Policiais cumpriram cinco mandados

De acordo com as investigações, os diretores usavam até parentes como laranjas para receber o seguro-defeso.

Os crimes investigados são de estelionato previdenciário e organização criminosa, com penas que podem chegar a 14 anos de prisão.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!