Vereador será empossado em definitivo como novo prefeito de Calçoene

Júlio Sete Ilhas será empossado nesta quinta-feira (12), na Câmara de Vereadores. Foto: Ascom
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O presidente da Câmara Municipal de Calçoene, Júlio Sete Ilhas (PSDB), será empossado na tarde desta quinta-feira (12), em definitivo, no cargo de prefeito. O ato ocorre duas semanas depois de os vereadores terem cassado o mandato do prefeito Jones Cavalcante (PPS).

Júlio, que é servidor de carreira do Judiciário, está há oito meses no comando do município. Em conversa com o Portal SelesNafes.Com, ele revelou que priorizou a administração, e deixou o destino de Jones Cavalcante nas mãos da Justiça e da Câmara Municipal.

No dia 29 de novembro, por 9 votos a zero, a CMC cassou o mandato ao aprovar o relatório final de uma comissão processante que analisou as provas colhidas pelo Ministério Público do Estado, de que o então prefeito teria beneficiado empresas e desviado dinheiro da prefeitura.

Em maio, Jones foi solto depois de ficar três meses preso preventivamente no âmbito da Operação Sangria, mas ainda responde criminalmente.

“Durante esses oito meses não houve um dia em que não me abordassem perguntando se eu deixaria o antigo gestor reassumir o cargo. Eu sempre respondi que aconteceria aquilo que a justiça determinasse, e íamos respeitar. Nesse período trilhamos um caminho de incertezas porque tinha a possibilidade de ocorrerem novas eleições ou eleições indiretas na Câmara”, lembrou ele.

127 rochas que não existem na região. Foto: Gesiel Oliveira/Arquivo SN

Apesar do clima de insegurança política, Júlio lembrou que foi três vezes a Brasília percorrer os ministérios em busca de recursos federais, sempre com apoio de representantes da bancada federal.

A peregrinação deu resultado e representou a garantia de liberação de R$ 23 milhões para a saúde, dinheiro que será liberado em sua totalidade até o ano que vem.

Também foi necessário fazer um diagnóstico para identificar mazelas e potencialidades, especialmente a do pescado e do açaí.

“É o melhor açaí do nosso país, que está na região do Cunani, e temos que aprender a valorizá-lo com uma demanda crescente no mundo todo, assim como a criação bubalina e a mineração”, avaliou.

Principal praça da cidade de Calçoene. Foto: Seles Nafes

Outro atrativo com potencial econômico, segundo ele, é o turismo. A cidade tem uma estrutura razoável para receber visitantes, e lugares para visitar não faltam, como o antigo observatório astronômico de índios, o Distrito do Cunani e a Praia do Goiabal.

O novo prefeito de Calçoene tomará posse na Câmara de Vereadores às 16h. 

Ouça a entrevista do novo prefeito de Calçoene.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!