Idosa de 94 anos tem cirurgia cancelada 4 vezes

Idosa reclama de cansaço e de ter desenvolvido novos problemas ao se preparar para cirurgias. Sesa explica que procedimento é considerado complexo e deve aguardar liberação em UTI
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Maria de Lourdes da Silva Carvalho, de 94 anos, está há cerca de dois meses internada no Hospital das Clínicas Alberto Lima (Hcal). Ela aguarda uma cirurgia ortopédica que já foi cancelada quatro vezes por falta de vagas no Centro de Tratamento Intensivo.

A aposentada, que trabalhou como agricultora boa parte da vida, sofreu uma queda no dia 21 de novembro na sua residência, quando tentava arrumar o quarto. Ela ficou internada no Hospital de Emergências de Macapá (HE) por cinco dias até ser transferida para o Hcal, no Centro de Macapá.

Paloma Carvalho acompanha a mãe em leito. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

Moradora de Santana, município a 17 km de Macapá, a idosa está lúcida e, mesmo com dificuldades, falou com a reportagem do Portal SelesNafes.Com.

“Eu queria uma solução. Quando falam que vão me operar eu fico de jejum, é uma preparação. Aí me levam pra lá e me trazem de volta porque não tem vaga. Eu tenho fome mas não consigo mais comer direito, eu fico na agonia, não acho mais posição para ficar deitada, minhas costas doem. Eu já quero pedir dos meus filhos para me levarem para casa, para eu ‘passar’ em casa mesmo, é melhor que esse sofrimento”, declarou Maria de Lourdes.

Apelo

A filha da Dona Maria, Paloma Carvalho, conta que ela mora com a mãe e um sobrinho de 19 anos no bairro do Paraíso, em Santana, e que as dificuldades nestes dois meses têm sido grandes.

“A gente tem gastos, os maqueiros estavam de greve e para levarem a mamãe para o centro cirúrgico a gente tinha que pagar R$20. A gente se reveza para ficar aqui com ela e não entende o porquê de levarem ela daqui para só depois falarem que não vai dar para fazer a cirurgia. Nosso apelo é que as autoridades olhem para a situação da minha mãe”, declarou a vendedora de 27 anos.

Idosa está internada desde novembro

Um dos problemas atuais são os enjoos, a falta de ar e as dores que a mãe acabou adquirindo com o longo tempo de internação.

O que diz a Sesa

A Secretaria de Saúde do Estado do Amapá (Sesa), esclareceu que o procedimento cirúrgico ao qual a Dona Maria de Lourdes será submetida é considerado complexo e que, levando em conta a idade avançada da paciente, é necessário um suporte em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após a cirurgia.

Maria de Lourdes da Silva Carvalho reclama de dores e cansaço

Entretanto, devido à alta demanda de pacientes graves, a UTI do Hcal costuma atingir, diariamente, sua capacidade de atendimento. Por fim, a Sesa declarou que tão logo ocorra a disponibilidade da UTI, a cirurgia será realizada.

Na administração do hospital, fomos informados que os maqueiros que estavam realizando uma paralisação, já voltaram a trabalhar normalmente.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!