Nogueira vai para o regime aberto

Na prática, decisão do presidente do Tribunal de Justiça muda pouca coisa na rotina de Nogueira. Foto Cássia Lima/Arquivo SN
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O ex-prefeito de Santana, Antônio Nogueira, atual presidente do PT no Amapá, vai cumprir o restante da pena de 7 anos de prisão em regime aberto. A decisão do presidente do Tribunal de Justiça, João Lages, levou em consideração que ele obedeceu a todas as restrições e teve bom comportamento.

A decisão foi proferida nesta terça-feira (28). O Ministério Público do Estado foi contra a progressão do regime sustentando que Nogueira que não havia cumprido 1/6 da pena.

No entanto, Lages entendeu que o parecer do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) atestando o bom comportamento, mesmo com Nogueira estando em casa (regime domiciliar), demonstra que ele pode ser removido para o regime mais brando.

Na prática, pouco muda na rotina de Nogueira, que já podia passar o dia trabalhando, mas precisava se recolher a partir das 23h. O presidente do Tjap entendeu que ele cumpriu todas as regras do regime semiaberto/domiciliar, como horários de recolhimento, não se ausentar de Macapá, entre outras restrições.

Falta de vagas

Amparado por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), Nogueira estava cumprindo a pena em regime aberto/domiciliar por falta de vagas no Iapen.

Nogueira foi beneficiado pela falta de vagas no regime semiaberto. Foto: Olho de Boto/Arquivo SN

O presidente do PT foi condenado, com trânsito em julgado, no processo que apurou o uso da estrutura do Detran na eleição 2002. O episódio ficou popularmente conhecido como as “carteiras do Nogueira”. A pena, em regime semiaberto, começou a ser cumprida em fevereiro de 2018.

Em junho do mesmo ano, no entanto, ele e o irmão, José Luiz Nogueira, foram beneficiados com o regime aberto/domiciliar.  

A decisão de Lages também beneficia o irmão José Luiz.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!