“Dia D” de vacinação contra o sarampo tem grande procura pela população

Campanha ocorre na capital, Macapá, e outros 15 municípios do interior do Amapá.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Neste sábado (15) ocorre o “Dia D” de vacinação de prevenção ao sarampo em todo o país, envolvendo as unidades de saúde federais, estaduais e municipais. Em Macapá, a procura aos postos de saúde é grande, com filas formadas desde as primeiras horas da manhã.

O sarampo é de fácil contágio. A doença esteve erradicada no Brasil por duas décadas, mas que voltou a ter casos em quase todo país em 2019. Na quarta-feira (12), no Rio de Janeiro, foi registrado o primeiro óbito ocasionado pela doença neste novo surto, uma criança de oito meses.

Em Macapá, a procura aos postos de saúde é grande, com filas formadas desde as primeiras horas da manhã. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

Ações como o “Dia D” tem a função de imunizar a população, começando pelas crianças e voltar a erradicar a doença. Consciente, o vigilante Ednaldo dos Santos, aproveitou a folga e levou seu filho Wesley Santos até o posto de saúde Lélio Silva, no Novo Buritizal, para tomar a vacina.

“Vim logo agora para não deixar para a última hora, trouxe o cartão de saúde e de vacinação dele e ele já está imunizado. Agora é assim, todo mundo tem que fazer a sua parte”, declarou o vigilante.

Ednaldo dos Santos: “todo mundo tem que fazer a sua parte”

O pequeno Wesley (foto de capa), que tem apenas 9 anos de idade, falou que a injeção com a vacina não doeu e que ninguém precisa ter medo.

“Aqui não doeu nada, quando soube que ia ter que vir, eu nem fiquei com medo”, orgulhou-se a criança.

Wesley: “nem fiquei com medo”

Campanha até março

A atual campanha teve início no dia 10 de fevereiro e irá até o dia 13 de março. Nesta primeira etapa, a Secretaria de Saúde de Macapá recebeu 18 mil doses da vacina, para imunizar crianças, jovens e adolescentes de 5 até 19 anos.

Secretária de saúde do município de Macapá, Silvana Vedovell

“A gente pede que os pais e responsáveis procurem nossas unidades básicas de saúde e levem os filhos para fazer a vacina. Hoje todas as unidades estarão abertas até às 17 horas e durante a semana, de segunda à sexta, todas as unidades estarão fazendo até o dia 13 de março essa vacina”, declarou a secretária de saúde do município, Silvana Vedovelli.

Vacinar ou não vacinar?

A secretária Vedovelli aproveitou para se referir e contrapor ideias que tentam desacreditar o sistemas de vacinas.

Secretaria de Saúde de Macapá recebeu 18 mil doses da vacina

“Vacina não causa doença, ela previne a doença. Eu peço, como mãe, que você não deixe de levar o seu filho para ser vacinado. O sarampo tinha sido erradicado no país, e por falta de nós acreditarmos na vacina, a doença voltou. Que isso sirva como exemplo”, concluiu a secretária.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!