Educadores são homenageados em lançamento de programa de aposentadoria

O evento ocorreu na Escola de Música Walkíria Lima, no centro de Macapá.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Em uma cerimônia cheia de emoção realizada na tarde desta segunda-feira (17), 119 educadores amapaenses que se aposentaram em 2019 foram homenageados, no lançamento do Programa de Preparação para a Aposentadoria de Servidores da Educação. O evento ocorreu na Escola de Música Walkíria Lima, no centro de Macapá.

Zenil Melo de Souza, de 74 anos, se aposentou ano passado. Na educação desde 1967, ainda na época do Território Federal do Amapá, é mais que uma professora. É uma educadora que já passou por diversos municípios, funções e salas de aula do Amapá.

Zenil Melo de Souza, de 74 anos, trabalhou na educação desde 1967, ainda na época do Território Federal do Amapá. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

“Meu maior prêmio de toda educação é ver meus ex-alunos de bem com a vida. São policiais, professores, médicos, trabalhadores que batalham e que são o meu orgulho e olha, eles gostam de mim, e eu era meio brabinha, mas eles me agradecem até hoje”, relembra a professora Zenil.

Ela conta que parou de trabalhar praticamente forçada, porque a saúde e a idade lhe cobraram o peso dos anos de dedicação à educação. O diabetes e outras complicações ósseas, lhe impuseram a companhia de uma muleta.

Na solenidade, educadores amapaenses que se aposentaram em 2019…

… foram homenageados por seus anos de dedicação à educação do Amapá

Ela sabe e confessa que esses primeiros meses serão difícil após tantos anos de atividade laboral, se acostumar com outra rotina, com outro dia-dia. Mas também tem planos, e o primeiro deles é, finalmente, cuidar mais da própria saúde.

Emocionada, mas também satisfeita, ela opina sobre o atual momento da educação e dos professores.

“Olha, você tem que trabalhar com amor. O amor na educação é muito importante. Nós educadores precisamos de reconhecimento e de gratidão. Reconhecimento por parte dos governantes, que reconheçam nosso trabalho e gratidão por parte dos nossos alunos”, ensinou, mais uma vez, a professora.

O governador Waldez Góes falou em continuidade em investimentos de tecnologia, infraestrutura, política de valorização do profissional e projetos de inovação para a área.

Waldez disse que profissionais aposentados deixaram legado para as próximas gerações

“Vamos continuar a reconhecer quem trabalha para fazer educação em nosso estado, bem como aos profissionais que deixaram seu legado para as próximas gerações”, ressaltou.

O programa

A ideia do programa, como diz o nome, é preparar o profissional da educação para a sua nova fase de vida que se inicia após a aposentadoria e, além disso, reconhecer quem por tantos anos construiu a educação amapaense.

“Hoje, o profissional tem maior expectativa de vida e eu percebi que o profissional na minha pasta sai anonimamente, vai pra casa e ninguém um reconhecimento, um agradecimento e uma demonstração da importância desse profissional. O profissional será chamado em cinco, três e um anos de se aposentar, para fazer uma reflexão, definir metas e acolher essas pessoas”, finalizou a Secretária de educação Goreth Sousa.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!