Fé e tradição marcam festa dos 262 anos de Macapá

A festa começou com missa em ação de graças na Igreja Matriz de São José, encontro das bandeiras, cortejo artístico e do Banzeiro do Brilho de Fogo
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

O aniversário de Macapá iniciou com muita fé e tradição, num dia de festa no Centro da capital amapaense, que completou 262 anos de fundação nesta terça-feira (4).

Durante a manhã, houve missa em ação de graças na Igreja Matriz de São José, encontro das bandeiras, cortejo artístico e do Banzeiro do Brilho de Fogo.

Durante a manhã, houve missa em ação de graças na Igreja Matriz de São José…

…encontro das bandeiras, cortejo artístico…

…e do Banzeiro do Brilho de Fogo. Fotos: Rodrigo Índio/SN

Dona Maria Rosa de Almeida Lemos, de 70 anos, é da comunidade de São Francisco do Matapi, e diz que todos os anos participa da missa e dos festejos. Ao som de muito Marabaixo, ela falou que a atitude é uma forma de manter o legado de sua família.

Marabaixeira Maria Rosa de Almeida Lemos: “Pra mim, representa muita alegria, muita satisfação em memória da minha filha e dos meus pais”

“Pra mim, representa muita alegria, muita satisfação em memória da minha filha e dos meus pais, que já se foram e amavam essa terra e os costumes daqui. Vim com toda a família e minha comunidade, quero viver muito para celebrar o aniversário de nossa terra. Parabéns, Macapá”, celebrou a marabaixeira.

Já a pequena Ana Caroline, de 8 anos, nunca tinha participado. A menina perdeu a visão ainda recém-nascida e pediu para sua professora Najila Letícia que pudesse conhecer um pouco da cultura de Macapá no aniversário da cidade.

A pequena Ana Caroline, de 8 anos, pediu para sua professora Najila Letícia que pudesse conhecer um pouco da cultura de Macapá…

…no aniversário da cidade, onde ela se divertiu

“Estou muito feliz, esses sons me trazem paz, uma calma tão grande que eu sinto uma sensação incrível. Estou amando, é algo sem explicação. Pretendo vir mais vezes”, garantiu a menina.

O prefeito Clécio Luís, junto com secretários da sua administração, participou da festividade pelo último ano como gestor do município. Ele deixou uma mensagem para os macapaenses.

prefeito Clécio Luís, junto com secretários da sua administração, participou da festividade pelo último ano como gestor do município

“O aniversário não é só uma comemoração, é um momento para se refletir sobre a capital e fazer um chamamento para todos ajudarem a cuidar de Macapá, porque é nossa cidade e moramos todos aqui. Por que não cuidar do que é nosso? Então vamos colaborar e nos ajudar como cidadãos”, sugeriu.

Já o governador Waldez enfatizou a questão da união de esforços para trabalhar em prol da cidade. Ele revelou que novas obras estão previstas para Macapá.

Governador Waldez enfatizou a questão da união de esforços para trabalhar em prol da cidade

“O muro de arrimo, o canal da [avenida] Mendonça Júnior e a retomada do píer do [bairro] Santa Inês, são obras que vão dar uma cara nova para nossa capital. Quero aqui firmar meu compromisso com a população que aqui vive e pedir que venham somar conosco por uma Macapá ainda melhor, ordeira e acolhedora”, conclamou o governador.

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, garantiu que haverá um grande investimento na educação municipal este ano

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, garantiu que haverá um grande investimento na educação municipal este ano. A previsão é para o primeiro semestre de 2020.

“A gente tá juntando um arcabouço de projetos que a prefeitura de Macapá apresentou. Estamos falando de quase R$ 30 milhões para a educação em Macapá. Servirá para modernização e construção de escolas e creches. Vamos anunciar isso no começo de abril, quando o orçamento do ministério tiver liberado, priorizando a educação logo no início do ano”, revelou Alcolumbre.

Macapaenses acompanharam em peso os cortejos até…

…o Mercado Central, onde houve fila para o tradicional…

… canto de parabéns e corte do bolo

As comemorações do aniversário da cidade prosseguiram com almoço e corte do bolo. Durante todo o dia, terão shows no novo Mercado Central e na Praça Floriano Peixoto. A programação vai até à noite e encerra com o show do sambista Diogo Nogueira.

Com a presença de crianças, os cortejos…

… espalharam muita alegria pelas ruas do Centro de Macapá

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!