No AP, vítimas serão fotografadas ao fazer boletim de ocorrência

Delegado Sávio Pinto é o corregedor da Polícia Civil, e assina a nova norma que já entrou em vigor
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

A partir de agora, vítimas de crimes serão fotografadas no momento em que estiverem registrando boletim de ocorrência nas delegacias. A determinação é da Corregedoria da Polícia Civil do Amapá, e segue o exemplo de outros órgãos de segurança.

A normativa diz que as fotos ficarão guardadas num banco de imagens, e serão usadas apenas para fins públicos de “investigação, armazenamento e cadastramento, notadamente objetivando a otimização da inteligência policial”.

O Artigo 4º da portaria, assinada pelo delegado Sávio Pinto (foto acima), deixa claro que a regra é compulsória, e que “ninguém poderá se recusar a se deixar fotografar”.

O Portal SelesNafes.Com ouviu alguns policiais que manifestaram preocupação com a nova norma.

“Imagine o registro de uma vítima de estupro. Como seria mais esse constrangimento obrigatório? Ou uma lesão corporal grave no rosto?”, ponderou um deles.

Uberlândio Gomes: Vítimas de crimes violentos já são fotografadas na perícia. Fotos: Olho de Boto

O Portal SN ouviu o delegado-geral da Polícia Civil, Uberlândio Gomes. Ele defendeu a nova regra, e lembrou que vítimas de crimes sexuais ou de violência física, por exemplo, já são fotografadas durante o exame de corpo de delito.

“Às vezes as pessoas usam identidades falsas para registrar ou imputar um fato a outra pessoa de forma leviana no boletim de ocorrência”, justificou.

“Todos os órgãos federais (de segurança) já fazem isso. O sistema fornecido pelo Ministério da Justiça já tem essa opção. Receita Federal, Polícia Federal e outros já fotografam as pessoas. O interesse público se sobrepõe ao interesse pessoal”, concluiu.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!