Ainda fechado, Estado pretende repassar Trapiche à PMM

Previsão é que espaço receba investimentos de R$ 5 milhões e seja ampliado. Enquanto mudança não vem, cenário no espaço é de abandono
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Fechado para visitação pública desde 2018, e com interrupções de funcionamento desde 2015, o Trapiche Eliezer Levy, localizado na orla da capital, um dos principais cartões postais de Macapá, deverá ter sua gestão cedida pelo Governo do Estado do Amapá (GEA) para a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM).

O acerto, ainda não oficializado, foi feito em janeiro de 2020, em uma reunião no Palácio do Setentrião, envolveu o governador Waldez Góes (PDT), o prefeito Clécio Luís (REDE) e o presidente do Senado Davi Alcolumbre (DEM) que fizeram o anúncio. Além da cessão à PMM, a ideia discutida foi a de aumentar o trapiche em 100 metros, o comprimento que tinha antes da derrubada do antigo trapiche de madeira e da construção do novo em alvenaria.

Ponto turístico segue fechado para visitação. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

Entretanto, de 7 de janeiro para cá, a questão pouco avançou. O Portal SelesNafes.com esteve nesta terça-feira (3) no Trapiche e a situação continua a mesma. O espaço segue fechado. Havia apenas um vigilante tomando conta do espaço.

Consumo de drogas

O problema do consumo de drogas, exatamente debaixo do Trapiche, em um buraco feito no concreto, é antigo e já foi denunciado várias vezes. A reportagem constatou um ponto de utilização de drogas e talvez até de moradia, embaixo do Trapiche Eliezer Levy. No momento em que nossa equipe esteve no local, havia pessoas fumando em cachimbos.

Pessoas que trabalham próximo ao local, falaram que o problema é constante.

“Sim, nada mudou, isso aqui é assim todo o tempo. Teve uma vez ou outra que ocorreu uma ação aqui, mas dias depois eles estavam de volta”, declarou uma pessoa que preferiu não se identificar.

Consumo de drogas debaixo do Trapiche

Setur

A Secretaria de Turismo do Estado do Amapá (Setur) informou que o planejamento é o mesmo informado no início do ano. Através de verbas no valor de R$ 5 milhões, que serão garantidas pelo senador Davi, será feita a ampliação e revitalização do Trapiche.

“A Setur encaminhou para a Procuradoria Geral do Estado (PGE) uma reintegração da posse do Trapiche Eliezer Levy, porque tinha uma cessão da posse para duas empresas que chegaram a começar a gestão. Será o mais rápido possível, vamos fazer todos os trâmites e encaminhar essa cessão para a PMM, para que a revitalização e a modernização aconteça e logo o espaço volte a ser aberto para a população”, declarou Jeferson Ishikawa, chefe de gabinete da secretaria.

Jeferson Ishikawa (Setur): empresas deixarão administração do Trapiche

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!