Coronavírus: Estados da Amazônia farão compra coletiva de medicamentos e aparelhos

Decisão do Fórum de Governadores visa baixar custos de compra com aquisição em alta escala. Foto: Agência Pará
Compartilhamentos

Amapá, Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins. Os estados que formam a Amazônia Legal decidiram que farão uma única compra, em larga escala, de medicamentos e equipamentos hospitalares que podem ser usados para conter e tratar o novo coronavírus (covid-19).

Os governadores da região chegaram à decisão no 20º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que ocorre desde quinta-feira (12) em Belém, no Pará.

Governador Waldez Góes, presidente do Consórcio Amazônia: compra coletiva é precaução. Foto: Secom

Segundo os gestores, a medida, que será feita através do Consórcio Interestadual, conseguirá reduzir em torno de 44 % do valor de compras dos materiais por se tratar de uma aquisição em alta escala que tem como consequência a redução do preço unitário. 

“Essa economia já ajuda bastante porque a situação da pandemia está mexendo com o mercado e não sabemos o que pode acontecer daqui pra frente, sobretudo no segmento de medicamentos, insumos e equipamentos, principalmente aqueles que são destinados a compor leitos de isolamento para casos de coronavírus. Estamos nos precavendo”, explicou o governador do Amapá, Waldez Góes, presidente do consórcio do bloco regional.

Os chefes de executivo participantes do encontro também decidiram assinar e enviar uma carta para que o Ministério da Saúde defina o quanto antes o período da disponibilização da ajuda financeira para os estados prepararem as redes de saúde estaduais para a situação.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!