Coronavírus: Governo envia mais amostras suspeitas para Belém

Por enquanto, Amapá continua com apenas um caso confirmado
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Técnicos do Laboratório Central do Amapá (Lacen) levaram, na manhã deste sábado (21), o segundo lote de amostras coletadas de pacientes com suspeita de terem contraído o novo coronavírus covid-19. O material foi enviado para o Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém (PA).

Foram 21 amostras levadas que passarão por exame para posterior diagnóstico. No primeiro envio, de 50 amostras, apenas uma atestou positivo, o primeiro caso oficial de covid-19 no Amapá.

No boletim de atualização emitido pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coesp), na noite da sexta-feira (20), o número de casos suspeitos informados foi de 39. Sobre essa diferença entre amostras enviadas e casos suspeitos atualmente, o Lacen esclareceu.

“À partir da chegada da amostra no laboratório temos que verificar a parte documental, como o encaminhamento médico e as fichas e também a parte técnica, verificar se não foi extraviada, se é uma mostra viável. É necessário rapidez, mas, sobretudo, segurança. Esse material necessita de bastante cuidado”, declarou o bioquímico Gelmires de Queiroz da Silva, do Lacen.

Amostras acondicionadas em gelo seco. Foto: Secom

Além deste envio, o Governo do Estado do Amapá (GEA) planeja um novo envio de amostras na próxima terça-feira (24), contando que seja o último envio, já que segue nas tratativas de começar a realizar os exames no Estado.

A Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) também divulgou um boletim de atualização. Constam 87 casos notificados, dos quais 49 foram descartados, 01 caso confirmado e 37 ainda sob suspeição.

O prazo para o resultado dos exames das amostras enviadas hoje é de até sete dias corridos.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!