Covid-19: Randolfe pede abertura imediata do Hospital Universitário do Amapá

Senador avalia que os 60 leitos de UTI na unidade de saúde ajudarão a atender possíveis casos de pessoas infectadas
Compartilhamentos

O senador Randolfe Rodrigues (REDE) pediu na tarde desta segunda-feira (16) a abertura imediata do Hospital Universitário do Amapá, por conta da epidemia de coronavírus (Covid-19).

O parlamentar enviou ofício ao Ministério da Saúde e para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Segundo ele, os 212 leitos disponíveis na unidade de saúde, 60 delas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s), serão importantes para gerenciar a crise e fortalecerão o sistema de saúde do Estado.  

Ofício foi encaminhado ao Ministério da Saúde e à EBSERH. Foto: arquivo

Para realizar a abertura do hospital, Randolfe Rodrigues argumentou que será necessário que o Ministério da Saúde agilize a aquisição de todos os equipamentos de tratamento intensivo, principalmente os específicos para as complicações produzidas pelo Covid-19. A estrutura física do HU já estaria praticamente concluída.

Hospital está com estrutura física praticamente concluída. Foto: Rodrigo Índio/arquivo SN

O senador alertou ainda que o Amapá tem a menor taxa de leitos por habitantes do Brasil. Segundo Rodrigues, o Estado conta com 1,03 leitos para cada 10 mil habitantes, sendo apenas 0,33 do SUS.

“O quantitativo atual representa somente 12% da demanda esperada de pacientes graves, conforme a experiência de outros países”, diz um trecho do ofício enviado pelo parlamentar da REDE.

Até o fechamento desta matéria, o Amapá totaliza 6 casos suspeitos de coronavírus e nenhum caso confirmado. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!