Governo e prefeitura de Macapá prorrogam quarentena

Demais municípios, poderes legislativo e judiciário e comércio seguirão novo decreto
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

O governador Waldez Góes (PDT) e o prefeito de Macapá Clécio Luis (Rede) anunciaram no início da noite desta sexta-feira (03) a renovação da quarentena no Estado e na capital por mais 15 dias.

Os decretos, que determinarão o novo período de quarentena, têm poucas diferenças em relação ao decreto 1414/2020, mantendo o principal que é a restrição de funcionamento do comércio, igrejas e outros estabelecimentos.

“Será mais um período de 15 dias, isso é um dado científico, é o período de incubação. Esse primeiro período surtiu efeito, nós poderíamos estar altamente comprometidos no Amapá. Conseguimos frear o crescimento, mas já começa a nos desafiar o número de acometidos diariamente”, declarou o governador Waldez Góes.

Governador Waldez Góes: isolamento social nos 15 primeiros dias controlou avanço da epidemia. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

O governador também declarou que esteve durante todo o dia de hoje conversando com os diversos poderes e setores do Estado. Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e Ministério Público declararam que irão, todos, seguir o novo decreto.

Sobre os estabelecimentos comerciais, Waldez explicou.

“No caso de postos de gasolina vamos restringir mais, vão fechar junto com os supermercados e os mercantis. Os supermercados serão melhor disciplinados: iremos exigir que todos os serviços autorizados pelo decreto estadual e municipal sejam prescindidos da responsabilidade de proteger o seu trabalhador e o consumidor que está chegando”, complementou o governador.

Novo decreto prevê manutenção de comércio fechado

O prefeito Clécio Luis também ressaltou que a decisão tomada tem base científica e técnica, e que a responsabilidade social e com a vida das pessoas, é mais importante.

“O governador Waldez e eu passamos a semana toda ouvindo os técnicos, os médicos, o conselho técnico científico, para tomarmos essa decisão. Nós encerramos a semana passada com quatro casos, iniciamos essa semana com oito casos, e hoje encerramos com 19 casos, então olhem como os casos estão se multiplicando. Os casos devem aumentar, mas nossa curva de crescimento, pelas medidas tomadas, é menor do que a média nacional”, declarou Clécio.

Prefeito Clécio Luís: pesou avaliação da área técnica para novo decreto

O prefeito de Macapá também informou que os prefeitos dos outros quinze municípios amapaenses irão seguir o Governo do Estado do Amapá e renovarão a quarentena.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!