Positivo para covid-19, diretor do Lacen pede que população obedeça isolamento

Diretor não tem sintomas graves da doença, mas está em quarentena domiciliar
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Um dos técnicos do Amapá mais atuantes na linha de frente contra o covid-19 foi diagnosticado com a doença. O diretor executivo de vigilância do Laboratório Central do Amapá, Gelmires de Queiroz da Silva, de 41 anos, testou positivo para o novo coronavírus.

O biomédico conversou com o Portal SelesNafes.Com nesta quinta-feira (2), e fez questão de deixar claro que não houve contaminação com amostras de sangue de pacientes suspeitos do covid-19. Segundo ele, o contágio se deu durante uma reunião no último sábado (28), onde havia uma pessoa que depois se revelou infectada.

Gelmires afirma que está bem de saúde, com um pouco de tosse e sem febre. Nada demais. Por protocolo e precaução, toda a equipe de técnicos e funcionários do Lacen fez o teste, e apenas o de Gelmires testou positivo.

“É importante esclarecer que o contágio não ocorreu por manipulação errada das amostras ou quando eu as levei para Belém, isso tudo está sendo feito com muito cuidado. O que ocorreu é que uma pessoa que já estava infectada, e não sabia, não estava de quarentena. Isso só reforça a necessidade de as pessoas reforçarem o isolamento social”, avaliou.

Diretor descarta ter sido contaminado por amostras. Foto: Secom

Desafio

No maior desafio da sua carreira profissional até aqui, o técnico lamenta que terá que se afastar, mas garante que a equipe que ficou no laboratório é qualificada e dará conta do recado.

Gelmires destacou que o teste foi feito no próprio Lacen, que está fazendo 20 testes por dia, e que pretende ampliar esse número em breve.

“Sim, estou recluso e, é claro, estou agoniado. Queria seguir ajudando. Mas vou fazer o que puder à distância, por telefone e a maior ajuda que posso dar agora é através da minha disciplina de ficar isolado e não passar o vírus para mais ninguém”, finalizou Gelmires.

A contaminação de agentes de saúde é uma das maiores preocupações de especialistas e estudiosos da pandemia mundial. Recentemente, em um fato similar, o médico infectologista David Uip, que havia se tornado uma das marcas das ações de combate ao covid-19 no Estado de São Paulo, também testou positivo para o novo coronavírus, e está recluso.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!