Quarentena: psicólogos organizam roda de conversa online

Objetivo é ajudar pessoas que queiram conversar sobre angústias no período de isolamento social
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Em tempos de quarentena, o confinamento, as preocupações com a saúde e com o futuro podem afetar a saúde mental de diversas pessoas, causar angústia ou até crises de ansiedade. Pensando nisso, dois psicólogos estão organizando nesta sexta-feira (3) a roda de conversa online “Das crises às possibilidades”.

O intuito é ajudar pessoas que queiram falar sobre o que esses tempos podem estar suscitando. O Portal SelesNafes.com conversou com uma das idealizadoras do projeto, a psicóloga Luana Nunes, da residência do programa multiprofissional da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Você tem recebido muitos relatos de pessoas em crise esses dias?

As pessoas têm nos procurado, profissionais da saúde, em busca de acolhimento. A mudança brusca de rotina fez com que muitos se sentissem desorganizados, seja psiquicamente, socialmente ou emocionalmente. As pessoas estão em busca de respostas, do que fazer e como fazer para vivenciar esse período. Não há resposta pronta. Somos diversos e diante dessa diversidade nos construímos. É importante identificarmos individualmente aquilo que nos traz paz nesse momento e potencializar.

O que é pior, o confinamento, as preocupações com a saúde ou o medo do futuro?

Penso que esse “pior” depende de cada pessoa. Por exemplo: pessoas que gostam de ficar em casa vão enxergar o isolamento de forma mais natural, pois estar em casa é um hábito constante, porém aqueles que gostam de sair irão enxergar o isolamento com maior dificuldade. O medo do contágio é compreensível diante de uma pandemia, e tudo bem ter medo. O medo faz parte das emoções humanas e iremos experimentá-lo em diversas situações, só devemos estar atentos para que ele não se torne pânico.

Como a roda de conversa irá se encaixar nessa realidade?

Diante disso, percebemos a necessidade da fala. Muitos nos procuram buscando verbalizar aquilo que estão sentindo, e após a fala relatam alívio por compartilhar com alguém. Sendo assim, pensamos que as plataformas online também podem servir como instrumento de promoção de saúde mental e assim pensamos nessa iniciativa.

————————————————————————————————–

Para participar da roda de conversa, a pessoa tem que baixar o aplicativo “Zoom” e colocar o número do ID da reunião (973 609 631). A conversa está marcada para 18:30, mas a organização do evento pede que quem queira participar esteja conectado ao menos 10 minutos antes para possíveis ajustes técnicos.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!