Covid-19: Imprensa da Guiana diz que Amapá está à beira do caos

Imprensa francesa destaca baixa adesão a medidas de contenção e casos da doença dobrarem em uma semana
Compartilhamentos

Por JÚLIO MIRAGAIA

Há dois meses, era o Amapá que se preocupava com os casos de covid-19 na Guiana Francesa e havia defesa de fechamentos de fronteira com o departamento francês. Hoje, ocorre o inverso. 

De acordo com o portal “Franceinfo”, nesta segunda-feira (11), tanto a França quanto a Guiana já se mobilizam em direção a um progressivo desconfinamento após a crise do vírus, enquanto o Amapá tem uma escalada de casos confirmados.

O noticiário fala também que cerca de 46% da população segue as regras de contenção, o que considera pouco para impedir o avanço da pandemia. É destacado ainda que em uma semana o número de casos dobrou no estado e que a rede hospitalar começa a ficar saturada.

Quantidade de mortes e projeções são citadas pela reportagem

“Lembro que no dia 10 de março gravei um vídeo e enviei um ofício ao Ministério das Relações Exteriores preocupado com o aumento de casos na Guiana. Agora que a Guiana conteve a epidemia, os casos crescem aqui e em todo o país. O Brasil tem o dobro de casos de toda a América do Sul”, comentou o senador Randolfe Rodrigues. 

“Claramente o isolamento social em nosso país fracassou diante de sabotagens. A Guiana reduziu porque as medidas lá foram radicais, enquanto aqui elas foram sabotadas ou não foram cumpridas”, avaliou.

Leia abaixo a íntegra da reportagem traduzida para o português. 

Enquanto no mundo e na França estamos nos movendo em direção a um progressivo deconfinamento após a crise de saúde Covid-19, no Brasil no estado do Amapá, vizinho da Guiana, a propagação do vírus continua. 

 Catherine Lama –  Publicado em 11 de maio de 2020   

 O isolamento não é como deveria ser no Amapa.  Cerca de 46% da população segue as regras de contenção, isso é muito pouco para impedir a propagação do Covid-19.  A pandemia está se intensificando, o número de casos positivos de coronavírus dobrou em uma semana e os hospitais e centros de acolhimento estão saturados.

Condições de contenção mais rígidas

Estamos caminhando para um aperto da contenção solicitada pelas autoridades de saúde.  A justiça decidirá sobre o encerramento total do estado e o governo federal, já que o município de Macapá deve implementar o sistema regulatório.  Portanto, haverá um controle dos movimentos das estradas, pontos de bloqueio nas saídas e entradas dos estabelecimentos comerciais de Macapá.

O sistema de saúde está à beira do colapso

Laboratórios que precisam analisar mais de 700 amostras diariamente não podem lidar.  O principal laboratório macapaense não possui meios para garantir as análises que continuam sendo enviadas a Belém, no Pará.

Assim, em duas semanas, a taxa de pessoas infectadas triplicou (280,1 casos por 100.000 habitantes).  É em Santana, a cidade portuária da periferia de Macapá, que essa taxa aumenta mais.  O diretor da SVS (Superintendência de Vigilância Sanitária), Dorinaldo Malafaia, declarou em 6 de maio: 

 “… De acordo com os números que temos aqui, é provável que cheguemos a cerca de 4.000 na próxima semana, de 4 a 5.000. Estamos apenas falando de casos confirmados, é claro que sempre há o problema das sub-notificações, como em qualquer outro país ou estado …

 Dados do boletim de 10 de maio

 Amapá: 2.613 casos confirmados – 4.942 casos suspeitos – 707 pessoas curadas e 72 mortas

 Macapá: 1.790 casos confirmados – 3.517 casos suspeitos

 Santana: 397 casos confirmados – 709 casos suspeitos

 Oiapoque: 54 casos confirmados – 112 suspeitos

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!