Em 1 dia, unidades atendem 2,5 mil receitas de medicamentos em Macapá

Super procura ocorre em apenas três unidades exclusivas para a covid-19. Número de pacientes em um único dia foi de 1088
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

As cenas são espantosas. Filas chegando na rua, e muita gente com receita nas mãos. Em apenas 24h, as três unidades básicas de saúde da prefeitura de Macapá destinadas exclusivamente à covid-19 atenderam 2.526 receitas de medicamentos usados no tratamento da doença, segundo informou a coordenação municipal de enfrentamento da pandemia.

Nas UBSs Álvaro Correa (bairro São Lázaro), Lélio Silva (Buritizal) e Marabaixo (zona oeste) as filas de pacientes em busca de consultas e medicamentos começam nas primeiras horas da manhã e entram pela noite, todos os dias.

Ontem à noite (19), no Marabaixo, a unidade estava lotada de pacientes com sintomas respiratórios. Três consultórios médicos estão funcionando sem parar na UBSs, e mesmo assim a espera na fila chega a 4 horas.

No dia 18, quando o número de receitas atendidas passou de 2,5 mil, o número de pacientes foi de 1.088 pessoas.

“Cheguei às três horas da tarde. Muito cansativo”, desabafou um paciente às 19h30min.

UBS do Marabaixo tem filas desde as primeiras horas da manhã. Fotos: Seles Nafes

Na semana passada, a prefeitura de Macapá lançou duas chamadas públicas para contratação emergencial de profissionais de saúde e o prefeito Clécio chegou a fazer um apelo nas redes sociais a médicos que queiram trabalhar nas unidades.

Das 50 vagas abertas para médicos, apenas 4 tinham sido preenchidas.

Além da procura por consultas, é gigantesca a procura pelos remédios usados no tratamento da covid-19, como a ivermectina e azitromicina.

Pacientes com sintomas sentados com distanciamento dentro da unidade

Três consultórios estão funcionando na UBS do Marabaixo

A azitromicina em comprimidos, receitada pela maioria dos médicos, está em falta. No entanto, é possível receber nas unidades a azitromicina suspensão líquida, que tem o mesmo efeito.

Há reclamações de que receitas de clínicas privadas não estariam sendo atendidas, mas isso é desmentido pela coordenadora Silvana Vedovelli.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!