Após apreensão, Ambiental solta tamanduá e aves silvestres

Das três ocorrências no mesmo dia, somente o socó-boi foi encontrado por moradora em via pública. Animal acabou morrendo com fratura na coxa
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

O Batalhão Ambiental apreendeu pássaros canoros, resgatou um tamanduá-mirim e um socó-boi em uma ação em Macapá. A maioria dos animais já foi devolvida à natureza.

Houve crime ambiental por manter em cativeiro e expor à venda espécies da fauna silvestre sem autorização do órgão competente.

Curiós

De acordo com o Batalhão, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez o flagrante de duas pessoas que tentavam passar com os três pássaros silvestres da espécie curió, pela barreira do Km 09, no domingo (14).

Foi feito o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e os suspeitos foram liberados. A dupla vai responder criminalmente. Administrativamente, foi aplicada multa no valor R$ 251 e os pássaros foram apreendidos.

“Dois pássaros estavam sem anilhas e já foram libertados. Um outro estava com anilha mas sem documentação. O animal foi levado para a Revecom para retirada da anilha e logo também será reintroduzido na natureza”, detalhou o tenente Silva Viana, do Batalhão Ambiental.

Curiós foram resgatados em barreira no Km 09. Fotos: divulgação

O militar explicou também que ações vêm sendo realizadas constantemente nos locais onde “passarinheiros” ilegais costumam atuar na captura dos animais.

Tamanduá-mirim

O animal foi encontrado na Ilha Mirim, zona norte da capital do Amapá, durante a noite de domingo. Após ser resgatado foi feita a avaliação do mamífero e ele foi solto no mesmo dia.

Tamanduá foi solto em área de mata

Socó-boi

A ave foi encontrada em via pública por uma moradora do Conjunto Ipê, também no domingo e na zona norte de Macapá. Tinha uma fratura na coxa e não sobreviveu devido ao ferimento.

“É importante enfatizar a sensibilidade da população nesses casos. É raro acontecer. Na maioria dos casos conseguimos fazer a soltura ou eles ficam sob os cuidados de órgãos com profissionais que tratam”, explicou o tenente Silva Viana.

Encontrado por moradora, socó-boi acabou não sobrevivendo

Para o resgate de animais,  o Batalhão Ambiental informou que as pessoas podem ligar para o 190.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!