Família luta para tratar o câncer do filho há 1 ano fora do Amapá

o menino Silvandro Filho Reis Leal faz tratamento de câncer nos rins e pulmões
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

No dia 5 de julho próximo, completará um ano que Danielle Rejane Reis dos Santos, de 37 anos, está em Belém (PA) acompanhando o filho, Silvandro Filho Reis Leal, de 9 anos de idade. O menino enfrenta um câncer nos rins e pulmões. Precisando alugar uma casa, e com o esposo desempregado em Macapá, Rejane precisa de ajuda para seguir o tratamento do pequeno Silvandro.

Em Macapá, ainda em 2019, o garoto começou a sentir dores e logo veio a suspeita do que poderia ser. Com viagem pelo programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), foi no Hospital Octávio Lobo, em Belém, que veio o diagnóstico.

Em tratamento, o menino Silvandra ao lado da mãe, Danielle Rejane Reis. Fotos: arquivo pessoal

Foi detectado um “tumor de wilmes” e que o câncer já havia sido espalhado para os pulmões, com dois tumores em cada. No dia 11 de outubro 2019, Silvandro foi operado e teve retirado um dos rins. Para os tumores dos pulmões, o tratamento utilizado foi de quimioterapias e radioterapias, aos quais a criança tem respondido.

Nos últimos exames, ainda constou um pequeno tumor em um dos pulmões, enquanto os outros tinham sido vencidos. O tratamento é duro para a criança, que por vezes se sente muito debilitada pela virulência das medicações.

Garoto faz tratamento em Belém desde 2019

Mas além disso, a situação financeira da família chama a atenção. A mãe alugou uma casa no distrito de Icoaraci, distrito distante cerca de 20 quilômetros de Belém. Em Macapá, o pai ficou com as outras quatro filhas do casal. Não bastasse, o pai foi demitido do seu ofício de operário da construção civil no início de 2020 e agora manda dinheiro para esposa e filho, apenas quando consegue alguma diária.

“Meu marido ajuda como pode. Ele não pode caminhar muito, suas pernas doem, mas ele faz o que pode e manda dinheiro quando dá, porque senão ele e as meninas ficam sem ter o que comer em casa”, contou Danielle Rejane.

Com os pais desempregados, família busca apoio para menino continuar lutando contra o câncer

Ela estima que o tratamento deve se intensificar nas próximas semanas, pois aguarda que as sessões de radioterapia aumentem e sejam diárias, hoje são semanais. Antes da doença, e também agora, Silvandro é uma criança feliz, conta a mãe. Sempre com um sorriso estampado no rosto.

Por toda essa situação, a família pediu ajuda à Organização Não Governamental Carlos Daniel, parceira da causa e que há anos ajuda crianças e famílias atingidas pelo câncer.

Caso queira ajudar, o leitor pode entrar em contato diretamente com Danielle Rejane, através do telefone (96) 99168-2138 ou pode fazer uma doação diretamente na conta da mãe.

Caixa Econômica Federal (CEF)
Agência 2807
Operação 013
Conta Poupança: 99000794-9
CPF: 710.416.052-34
Danielle Rejane Reis dos Santos

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!