Grupos juninos do Amapá promovem lives solidárias na pandemia

Programação de lives busca ajudar comunidades em Macapá e em Santana
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Pensando em solidariedade e união, grupos juninos estão desenvolvendo projetos de enfrentamento à pandemia para ajudar aos mais vulneráveis. São quadrilheiros juninos e famílias que serão beneficiados através de arrecadação virtual.

Alguns grupos tradicionais já vêm realizando ações desde o início da quarentena. Outras lives juninas solidárias que acontecem na próxima semana, apresentam um olhar sobre as boas ações neste período marcado normalmente por celebrações, mas que dessa vez é de combate ao novo coronavírus.

Grupos juninos se mobilizaram para fazer lives durante a pandemia. Fotos: divulgação

Macapá

Nove vezes campeã estadual, a quadrilha Simpatia da Juventude, fundada no bairro Pacoval e enraizada no Laguinho, fará sua ação às 19h do dia 26 de junho através de seu perfil no Facebook. A programação contará com show de Djs, entrevistas, sorteios, brincadeiras, arrecadação e conscientização.

“A iniciativa foi dos parceiros Dj Wanki e Dj Serginho. Ganhou grande proporção e muitos abraçaram a causa. Será uma live de músicas do São João antigo. O presidente Charlinho Sales já fez a entrega num primeiro momento de cestas básicas. Queremos continuar a campanha levando entretenimento e ajuda para a população”, disse o diretor Francy Wind.

Francy Wind (esquerda), com diretores da Simpatia da Juventude: campanha ganhou apoio de muitos

Santana

Para comemorar os 25 anos nos festejos juninos, a quadrilha Estrela Santanense, do bairro Novo Horizonte, em Santana, realizará no dia 29 de junho seu “Arraiar Virtuar” também em seu perfil oficial no Facebook. Segundo o presidente de honra, Henrique Domingues, o grupo é o único da cidade em atividade que foi campeão estadual pela Fefap no ano de 2008.

Além dos festejos juninos, a Estrela Santanense têm atividades no teatro, grupos de dança e também desenvolve ações sociais durante o ano todo. Como não poderão mostrar o trabalho este ano, o grupo criou a ação.

“No dia 29, a partir das 17h faremos a distribuição de mingau e vatapá no drive-thru montado na Maria Jacira, n° 33, em nossa sede no Novo Horizonte. Às 20h faremos a live para falar da história do grupo. Haverá debates, músicas, entrevistas, perspectivas para o futuro e caso as pessoas queiram doar, faremos arrecadação e posteriormente a distribuição”, detalhou Henrique.

Henrique Domingues (centro), com os integrantes da quadrilha Estrela Santanense

Quem desejar contribuir com o segmento e doar alimentos, pode entrar em contato com Francy Wind pelo (96) 99124-2502 (Whatsapp), em Macapá, ou Henrique Domingues (96) 99908-2387 (Whatsapp), em Santana.

Fefap

O presidente da Federação das Entidades Folclóricas do Amapá (Fefap), Urielson Duarte, detalhou que em de 2019 participaram do festival oficial realizado pela instituição 52 grupos. Este ano, 56 quadrilhas juninas já estavam cadastradas, confirmadas e ensaiando.

Em 2020, o número de quadrilhas a participar do festival oficial era 56

Em média, cada grupo é composto por 120 pessoas, uns mais e outros menos. São cerca de 7 a 8 mil brincantes ligados diretamente nos grupos, fora os indiretamente [família, público, ambulantes e profissionais].

A Fefap fará no dia 24 de junho, dia de São João, às 19h, uma live com uma vasta programação para celebrar a quadra junina amapaense.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!