Para decidir como retornar, Ifap consulta alunos

As sete unidades do instituto estão sem aulas presenciais desde o dia 16 de março. Resultado da consulta vai nortear retorno, diz reitora
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) decidiu ouvir seus mais de 8 mil alunos antes de apresentar um plano de retomada das aulas presenciais.

Com sete unidades e quase 60 cursos técnicos e de graduação, o instituto completou três meses com as “portas fechadas”, mas vem tentando compensar isso com aulas online, que naturalmente não substituem 100% do que é dado em salas e laboratórios.

O Ifap possui campi em Macapá, Santana, Porto Grande e Laranjal do Jari, além de um campus avançado em Oiapoque e uma unidade de educação à distância em Pedra Branca do Amapari. São oito mil alunos presenciais, e mais dois mil devem ingressar na instituição por meio do ensino à distância.

Entre os cursos técnicos e de graduação mais procurados nas sete unidades, estão o de tecnólogo em alimentos, técnico de estrada, comércio exterior (superior), logística, licenciatura em biologia, engenharia agronômica, agroecologia, administração e técnico em meio ambiente.

Campus em Porto Grande

Campus de Santana

Para retornar com o máximo de segurança, o comitê criado para a pandemia lançou esta semana o programa “Retorno Seguro. Para participar da consulta e da construção do plano, alunos e futuros alunos podem clicar aqui. A consulta termina no dia 1º de julho.

Neste fim de semana, o Portal SelesNafes.Com conversou com a reitora do Ifap, Marialva Almeida. 

Que tipo de contribuição a senhora espera da comunidade?

Alunos e pessoas que pretendem ser alunos vão dar sugestões em seis temas: pesquisa e extensão, assistência estudantil, apoio psicológico, e rotinas administrativas e de planejamento.

Qual é a dinâmica?

Já tivemos mais de 1 mil visualizações no nosso site, com um link disponível para toda a comunidade. Nesse programa (Retorno Seguro) temos representantes de todos os seguimentos, como os alunos, docentes, pais, equipe gestora.

Reitora Marialva Almeida: subsídio para plano de retorno

O que será feito com as informações que as pessoas irão deixar na consulta?

Será montado esse programa, que tem a participação de uma equipe médica. No próprio comitê temos uma médica. O nosso objetivo é criar um protocolo que deve ser seguido por todas as nossas unidades.

Desde quando as aulas presenciais estão suspensas?

Desde 16 de março

Mas não deu para continuar online?

Todos os cursos superiores, dentro da carga horária permitida por lei, tiveram EAD (ensino à distância) normal. Não paramos. Toda a semana, do ensino técnico ao superior, todos os nossos alunos têm tido aulas normais online. Na nova normatização do MEC estamos vendo como aproveitar essas atividades remotas. Em momento nenhum a gente parou.

Já há uma data prevista de retorno?

Não. Vamos primeiro ouvir e avaliar. A única certeza que temos é que o Ifap só retornará quando tivermos total segurança, quando não houver mais a angústia, o medo do contágio.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!