TRE monta estratégia de combate à desinformação pela internet no Amapá

Segundo presidente do TRE-AP, Rommel Araújo, objetivo é construir uma rede articulada e mobilizada para combater as chamadas fake news nas próximas eleições.
Compartilhamentos

Na próxima quinta-feira (4), o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) vai promover um evento virtual para começar a montar uma estratégia de conscientização e combate aos processos de desinformação em massa nas próximas eleições municipais – sobretudo na internet.

Devido à pandemia do coronavírus, a ação será realizada por meio de videoconferência. Intitulado “Democracia Digital – Eleições 2020” o evento vai trabalhar as ferramentas digitais Talk Show online e uma Oficina Virtual de Combate à Desinformação com foco nas Eleições 2020.

Como se inscrever no Talk Show aqui

Como se inscrever na Oficina Virtual aqui

A iniciativa faz parte do programa Democracia Digital – Eleições 2020, realizado pela Agência Lupa, o Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) para conscientizar e combater os processos de desinformação em massa nas próximas eleições municipais.

O objetivo do programa é construir uma rede articulada e mobilizada para combater as chamadas fake news nas próximas eleições com a participação de públicos estratégicos como organizações da sociedade civil, meios de comunicação independentes e cidadãos em geral, com o apoio Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos TREs dos Estados e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Ao todo, já foram realizados cinco eventos presenciais nos seguintes estados: Rondônia, Pará, Amazonas, Espírito Santo e Minas Gerais.

A edição do Amapá contará com especialistas no assunto das equipes IT&E, Agência Lupa e MCCE e também de representantes do TRE e secção da OAB-AP locais. Durante o evento, os participantes convidados podem fazer perguntas em tempo real para os debatedores via chat na plataforma Google Meet.

“O combate à desinformação é obrigação de todos nós que queremos uma eleição limpa, justa e equilibrada. Em reunião ocorrida ontem [segunda-feira] com o Ministro [Roberto] Barroso e todos os Presidentes dos TREs. O Presidente do Tribunal Superior Eleitoral deixou claro que um dos eixos principais de sua administração será o “combates às fake news”. Nosso evento está em verdadeira sintonia com a busca da Democracia plena”, avaliou o presidente do TRE-AP, Rommel Araújo.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!