Waldez planeja volta dos serviços públicos e faz alerta sobre classificação de risco do Amapá

O governador do Amapá editou um novo decreto no início do planejamento para a volta dos serviços públicos não essenciais, como o setor de obras e de infraestrutura.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

No início da noite desta sexta-feira (31), o governador Waldez Góes (PDT) apresentou a atualização dos indicadores da covid-19 no Amapá, que na avaliação do mandatário, seguem sendo boas, porém pedem cautela. VEJA A ANÁLISE DO GOVERNADOR:

Ocorre que segundo a tabela de classificação de riscos, o Amapá, que apresentou a pontuação 7 no relatório anterior, voltou a subir seu risco para 9 pontos.

Segundo a análise do chefe do Executivo, isto foi ocasionado, principalmente, porque houve um aumento de 8% na taxa de ocupação de leitos clínicos, de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e pediátricos. Apesar disto, todas as taxas continuam abaixo de 40% – nível aceitável pelas autoridades sanitárias.

Outros índices, como a taxa de transmissão e o número de óbitos, por exemplo, seguem estáveis. Ainda assim o governador ponderou.

Waldez: “Estamos a apenas a um ponto da situação moderada, que exigem medidas de isolamento mais agudas que as atuais”

“Estamos com a pontuação nove, na classificação de baixo risco, cor amarela, mas a apenas a um ponto da situação moderada, que exigem medidas de isolamento mais agudas que as atuais, por isso precisamos de toda a atenção. Esse crescimento de 8%, provavelmente, é reflexo das medidas de reabertura, então, temos que garantir uma reabertura consciente, com todos os cuidados”, declarou Waldez Góes.

Aulas seguem suspensas

O governador também informou que pactuou com prefeitos e setor privado que em relação à volta às aulas, todos atuarão e retornarão juntos, quando todos os indicadores se demonstrarem seguros.

Apesar do alerta, Waldez incluiu no decreto editado nesta sexta-feira o início do planejamento para a volta dos serviços públicos não essenciais, como o setor de obras e de infraestrutura, que serão mediados pelos boletins epidemiológicos das duas próximas semanas.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!