Com redução de casos, Amapá desmonta três centros covid

Com a desmobilização dos três centros, os casos de internação serão concentrados no Centro Covid HU, na zona sul de Macapá.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Três centros covid montados no Amapá para pacientes com o novo coronavírus estão sendo desativados pelo governo do Estado. O motivo alegado é a queda no número de casos do novo coronavírus. O custo mensal das três unidades era de aproximadamente R$ 9,8 milhões.

A decisão é baseada em critérios técnicos que apontam: estabilidade, óbitos em queda e os casos da doença no Amapá diminuindo; queda na taxa global de ocupação dos leitos, que se manteve entre 35% e 40%; necessidade de retomada gradual das atividades regulares do complexo de saúde do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), e Inauguração da Maternidade da Zona Norte. Veja o que dizem os gestores de saúde do Estado:

No entanto, o Estado luta para que todos os equipamentos adquiridos na pandemia possam reforçar a rede de saúde. Com a desmobilização dos três centros, os casos de internação serão concentrados no Centro Covid HU.

Segundo o secretário estadual de saúde, Juan Mendes, a unidade pode absorver com folga a demanda já estabilizada com sua atual capacidade total de 120 leitos, com 32 Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Juan explicou a desativação para imprensa nesta quarta-feira no auditório do Hemoap, em Macapá.

Com a desmobilização dos três centros, os casos de internação serão concentrados no Centro Covid HU. Foto: Ascom/GEA

No dia 9 de setembro houve o fechamento do Centro Covid 1, que ficava no Hcal. Nesta quarta-feira (30), os Centros Covid 2, na Maternidade da Zona Norte, e Covid 3, no Hospital de Santana, deixam de ser gerenciados pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) e são também desativados.

O centro covid 1, que funcionava dentro do complexo HCAL, vai passa por adequações para receber a estrutura da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, com ampliação da UTI, leitos clínicos, cirúrgicos e de semiintensivo. O covid 2, que passou a funcionar no prédio da maternidade da zona norte, vai passar por obras, e a previsão de inauguração é 31 de outubro. A nova maternidade vai desafogar o atendimento na Mãe Luzia. A previsão é que mais de 600 partos sejam feitos por mês na nova maternidade. E a estrutura do terceiro centro, foi adaptada e transformada em Centro de Apoio ao Hospital de Santana.

Juan explicou a desativação para imprensa nesta quarta-feira no auditório do Hemoap, em Macapá. Foto: PG Gomes/GEA

De abril a setembro de 2020 foram 1391 pacientes internados nos covid 1, 2 e 3. Destes 1004 estão recuperados e 387 perderam a vida.

O número de profissionais trabalhando no espaço foi de 460 pessoas. Pessoas que atuaram e ainda estão atuando e que são contratos estaduais emergênciais, dada a necessidade poderão ter o acordo renovado. Mas as que fizeram através do INGH não terão renovação e o acordo encerra agora.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!