Ídolo do futebol brasileiro e amapaense, Bira será velado na Alap

Bira, o “Tremendão”, perdeu o último desafio de sua vida para o câncer na manhã desta segunda-feira (14), em Macapá, onde estava internado.
Compartilhamentos

Ídolo de grandes torcidas como Internacional (RS) e Remo (PA), o ex-atacante Ubiratan do Espírito Santo, Bira, o “Tremendão”, perdeu o último desafio de sua vida para o câncer na manhã desta segunda-feira (14), em Macapá, onde estava internado na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). O corpo dele será velado ainda nesta segunda-feira, na Assembleia Legislativa do Amapá.

Ele lutava contra a doença desde janeiro deste ano, quando ela atingiu o fígado do ex-jogador. Bira foi campeão brasileiro com o time do Internacional em 1979. É um dos maiores artilheiros da história do Clube do Remo de Belém.

Bira até hoje é o maior artilheiro do campeonato paraense de futebol, com impressionantes 32 gols marcados em uma única edição

No meio do ano, inclusive, a torcida organizada do Clube do Remo “Leões 33 Amapá” chegou a promover uma campanha para arrecadar recursos para o tratamento do ex-jogador, abraçada pelo próprio clube em suas redes sociais.

Tempos de glórias

Da excelente safra de jogadores que o Amapá revelou nos anos 1970, como Jason e Aldo (irmão de Bira), que jogaram em grandes clubes nacionais como o Flamengo, Fluminense, Atlético Mineiro e outros, Bira foi um dos que mais brilhou.

Até hoje é o maior artilheiro do campeonato paraense de futebol, com impressionantes 32 gols marcados em uma única edição, e o quarto maior artilheiro da história do Remo. Na época, Bira jogava na equipe do Leão da Amazônia que foi tri-campeã estadual em 1977/78/79.

Bira foi campeão brasileiro com o time do Internacional em 1979. Fotos: Divulgação

O Tremendão duelava com um centroavante de renome nacional: Dario Silva, o Dadá Maravilha, que fez partidas históricas jogando pelo Paysandu. Na final do torneio de 1979, Bira fez o gol do título, em uma vitória de virada sobre o rival, conquistando o segundo campeonato da era Mangueirão.

Depois do Remo, Bira ainda teve passagem no Internacional de Porto Alegre, onde foi campeão brasileiro ao lado de outros craques como Falcão e Mário Sérgio.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!