Justiça manda Record retirar comentários de apresentador sobre advogados

Juiz federal Anselmo Gonçalves classificou comentário como "descompromissado" e voltado para o sensacionalismo
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O juiz Anselmo Gonçalves, da 1ª Vara Federal de Macapá, determinou que a TV Equinócio (afiliada da Rede Record) retire de suas redes sociais os comentários do apresentador Haroldo Santos, do programa Cidade Alerta, em que ele acusa advogados de promover tráfico de drogas dentro do sistema carcerário do Amapá. O magistrado atendeu pedido de liminar da OAB.

Ao analisar o processo, Gonçalves deixou claro se tratar de uma questão que envolve liberdade de informação e direito coletivo à preservação da honra.

No dia 14 de agosto, no Cidade Alerta, o apresentador disse que advogados aproveitam o encontro com detentos no parlatório da penitenciária para repassar drogas, e chegou a reproduzir como seria o suposto diálogo entre eles.

“(…) Estou te defendendo, mas eu preciso que tu fature uma ponta aqui dentro (Iapen) que eu estou precisando dos meus honorários aqui fora. Quantos comprimidos meus tu queres de LSD? Hein? Não é assim, não?”.

Para o juiz, a imprensa tem total liberdade de trabalhar com informações, contudo, sem ir além do tolerável.

“Não padece dúvida de que essa acusação de tráfico de drogas formulada pelo jornalista Haroldo Santos, sem respaldo em nenhuma prova concreta, revela a faceta mais perversa e descompromissada do jornalismo, numa conduta muito mais voltada para o sensacionalismo do que propriamente para a informação ou crítica”, disparou o magistrado.

Apresentador acusou advogados de repassar drogas para detentos. Foto: Arquivo

Anselmo Gonçalves deu 15 dias de prazo para que representantes da emissora contestem a liminar. O juiz ainda vai julgar o pedido principal da OAB, que é uma indenização por danos morais coletivos em R$ 100 mil.

O Portal SelesNafes.Com procurou o apresentador Haroldo Santos, que também é diretor da Record. Ele informou que a emissora ainda não tem ciência do processo de forma legal.

“Assim que fomos citados nos posicionaremos”, resumiu. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!