Por RODRIGO ÍNDIO
A 2ª pesquisa da Real Time Big Data para a prefeitura de Macapá, divulgada na tarde desta sexta-feira (16) pela TV Equinócio (Record TV), apontou empate técnico entre dois candidatos. Dentro da margem de erro, que é de 4% para mais ou para menos, João Capiberibe (PSB) e Josiel Alcolumbre (DEM) lideram a intenção de votos, mas são seguidos de perto por Patrícia Ferraz (Podemos) e Dr Furlan (Cidadania).
A pesquisa que ouviu 600 eleitores em Macapá entre os dias 13 e 15 de outubro produziu o seguinte cenário:
- Capi (PSB): 17%
- Josiel (DEM): 16%
- Patrícia Ferraz (Podemos): 12%
- Dr. Furlan (Cidadania): 11%
- Cirilo Fernandes (PRTB): 9%
- Gianfranco (PSTU): 3%
- Paulo Lemos (Psol): 3%
- Guaracy (PSL): 2%
- Haroldo Iram (PTC): 2%
- Professor Marcos (PT): 1%
- Branco/Nulo: 13%
- Não sabe/Não respondeu: 11%
A maior rejeição ficou com Capi (27%), Josiel (12%), Cirilo (10%), Patrícia (6%), Dr. Furlan (5%), Paulo Lemos (4%), Gianfranco (3%), Guaracy (2%), Marcos (2%) e Haroldo Iram (1%).
“Rejeita todos” somou (14%), não rejeita nenhum (8%) e não sabe/não respondeu (6%). Nesta pesquisa os entrevistados podiam citar somente um dos nomes.
O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.
O número de identificação da pesquisa na Justiça Eleitoral é: AP-01326/2020.
No último dia 14, a Rede Amazônica divulgou a primeira pesquisa Ibope, demostrando cenário de empate técnico entre Capi, Josiel, Patrícia e Dr Furlan.