Davi defende cassação do contrato da Isolux

Um dos transformadores atingido por incêndio: presidente do Senado acredita que a subestação da BR-210 precisa ser assumida pela Eletronorte
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), defendeu na noite de domingo (9) a cassação do contrato da Isolux com a Eletronorte. A empresa é responsável pela subestação que causou o maior blecaute da história do Amapá. O Estado vive um racionamento de energia que deve durar a semana inteira.

Davi disse que vai exigir da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) rigor na investigação das responsabilidades pelo apagão que começou no dia 3 durante uma forte chuva com raios.

Um incêndio destruiu totalmente um transformador e afetou parcialmente outro na subestação que fica na BR-210, na zona norte de Macapá. O transformador reserva, que poderia ter entrado em operação e impedido o blecaute, estava em manutenção desde dezembro de 2019.

“Os amapaenses exigem a apuração das autoridades e que a responsabilidade de todos os fatos que levaram ao apagão no Estado seja rigorosamente investigada, e que, se comprovada a negligência da empresa Isolux, que a concessão seja imediatamente cassada. Que a Eletronorte assuma o comando da subestação no Amapá”, avaliou ele.

Davi na comitiva do ministro Bento Albuquerque na subestação da Isolux durante inspeção no sábado (7). Foto: Seles Nafes

O presidente do Senado revelou que pediu ao general Adilson Giovani Quint, comandante da 22° Brigada de infantaria de Selva-Fox do Amazonas, que dê segurança e proteja a subestação para evitar possíveis sabotagens.

“Neste momento, é importante garantir a segurança do transformador, que possibilitou o restabelecimento parcial da energia no estado. Mas é preciso mais do que isso. É fundamental que se investiguem as causas que acarretaram o incêndio na subestação no Amapá. E que os responsáveis sejam exemplarmente punidos para que essa tragédia nunca mais se repita”.

A maioria dos municípios continua sem energia. Na capital, o fornecimento foi restabelecido no sábado (7) com a entrada em operação do transformador reserva que deveria ter entrado em operação no dia do incêndio, mas que estava em manutenção desde dezembro de 2019. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!