Greve: Com quase 2 meses de salários atrasados, rodoviários decidem paralisar

Funcionários das empresas Capital Morena e Amazon Thur vão completar dois meses de salários atrasados
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Motoristas de ônibus das empresas Amazon thur e Capital Morena decidiram deflagrar greve por tempo indeterminado, a partir da próxima sexta-feira (3). Os profissionais atuam em linhas que atendem boa parte da zona norte de Macapá, e uma paralisação pode ter reflexos também sobre outros bairros.

A decisão foi tomada ontem (31), em assembleia extraordinária, e comunicada à CTMac e prefeitura de Macapá. O Sindicato dos Rodoviários (Sincotrap) afirma que uma decisão da justiça obriga a prefeitura a informar a população sobre uma eventual paralisação de serviços.

A categoria afirma que as duas empresas vêm atrasando sistematicamente os salários, apesar da retomada da demanda de passageiros após o fim das restrições da pandemia de covid-19. A Capital Morena e a Amazon Thur teria quitado apenas 40% da folha de pagamento de um universo de quase 200 funcionários.

“Os trabalhadores vão completar dois meses sem salários. Atrasam o pagamento e ainda pagam parcelado. Infelizmente quem vai sofrer com a greve é o usuário que mora em bairros populosos”, afirma um dos diretores do Sincotrap, Max Délis.

Se a decisão não for suspensa, as linhas afetadas serão as que atendem os bairros Amazonas, Macapaba, Brasil Novo, Curiaú, Renascer (zona norte e Pedrinhas (zona sul), mas com um efeito em cadeia que vai atingir os bairros adjacentes. 

No comunicado enviado ao município, o sindicato afirma que, além dos salários, as empresas não estariam depositando o FGTS. O salário bruto de um motorista de ônibus em Macapá é de R$ 2.153, e de um cobrador R$ 1.212.

A greve está marcada para a partir da meia-noite, com paralisação de 70% dos veículos, e ocorre num momento em que a prefeitura tenta realizar uma licitação e é pressionada a reajustar o valor da tarifa.

    

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!