Urgente: pacientes precisam de sangue O+ e O-

Doações podem ser feitas no Hemoap. Estoque no Amapá está em nível baixíssimo. Tipagens são as mais utilizadas.
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) está convocando com urgência doadores dos tipos O+ e O-. Essas tipagens sanguíneas correspondem à maior demanda nos hospitais do Estado.

Segundo o órgão, 180 mil doadores de sangue estão cadastrados, mas cerca de apenas 20 mil considerados “de repetição”, ou seja, que já doaram mais de uma vez. O número representa pouco mais de 11% do total de cadastrados do hemocentro.

Os tipos sanguíneos mais comuns no Amapá são A+ e O+, consequentemente, os mais utilizados.

O hemocentro reforça que se alguma pessoa tem dúvida sobre o seu tipo sanguíneo, pode ir doar normalmente que a equipe técnica se encarrega de realizar o exame laboratorial.

O sangue doado é utilizado em tratamentos de câncer, pacientes que realizam hemodiálise, acidentes graves com perda de sangue, vítimas de queimaduras, hemorragia durante o parto, pacientes com doenças hematológicas e cirurgias eletivas.

Para doar, é importante: Pesar acima de 50 kg; Ter idade entre 16 e 69 anos; Estar em boas condições de saúde; Não ter testado positivo para covid-19 nos últimos 10 dias e não ter apresentado sinais ou sintomas de gripes nos últimos 14 dias; Pessoas de 16 e 17 anos precisam de autorização dos responsáveis por meio de um termo de consentimento oferecido no Hemoap; estar descansado e bem alimentado antes de realizar a doação.

As doações de sangue podem ser realizadas por comparecimento espontâneo ou agendamento telefônico.

O Hemoap fica localizado na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá, Centro de Macapá. O atendimento é de 7h30 às 12h30. Contato: (96) 98811-0200.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!