Serraria clandestina é descoberta em floresta de Macapá

No local a Polícia Civil do Amapá encontrou restos de árvores de espécies nobres da região amazônica.
Compartilhamentos

Por ANDRÉ SILVA

A Polícia Civil foi acionada pelo dono de um terreno localizado na zona rural de Macapá, que denunciou desmatamento ilegal em sua propriedade.

Ao chegar no acampamento dos criminosos, os policiais encontraram mais de 30 árvores derrubadas e outras já transformadas em tábuas e outras peças madeireiras. A ação aconteceu na última segunda-feira (19), mas só foi divulgada nesta quarta-feira (21).

A área em questão precisa ser acessada em um ramal a 55 km da zona norte de Macapá, nas proximidades da comunidade de São Pedro do Caranã.

Segundo o delegado Leonardo Fabrício Leite, titular da Delegacia de Meio Ambiente, no local, foram encontrados restos de árvores de espécies como Ipê, Macacaúba e Angelim vermelho.

Acampamento fica a…

… 55 km por terra e mais 25 min por rio

Polícia encontrou mais de …

… 30 árvores derrubadas

“No próprio local onde a árvore era derrubada, acontecia o beneficiamento da madeira. Lá na mata, ainda, descobrimos um buraco (caiera) que eles queimavam a madeira para fazer carvão. Também localizamos o acampamento dos infratores”, relatou o delegado.

No acampamento, a polícia encontrou correntes de motosserra, botas, abafador sonoro e trilhas de arrasto. Segundo o delegado, a madeira era transportada pelo rio.

“A gente não conseguiu localizar ninguém, mas temos suspeitos já. A investigação vai continuar até que eles sejam presos. Eles podem responder pelo crime de extração ilegal de madeira, transformação de madeira de lei em carvão e o uso sem autorização de motosserra”.

Madeira era transportada por…

… meio de um igarapé que passa no terreno

O delegado explicou que não houve a apreensão da madeira, devido à grande dificuldade de logística da PC. Ele disse que para chegar no local precisou se deslocar cerca de 54 minutos por dentro de um ramal, mais 25 minutos por rio até entrar em um igarapé.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!