Projeto visa criar Universidade de Fronteira em Oiapoque

Iniciativa é do senador Randolfe Rodrigues. Campus de Oiapoque fica a 600 km de Macapá.
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

O senador pelo Amapá, Randolfe Rodrigues, apresentou um Projeto de Lei que propõe a transformação do campus de Oiapoque da Universidade Federal do Amapá (Unifap) em Universidade Federal da Fronteira Norte (Unifron).

Segundo a proposta, a nova universidade será uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação, seguindo o modelo proposto pelo ex-deputado federal Jorielson Brito.

Segundo o parlamentar amapaense, a criação de uma instituição autônoma vai proporcionar a expansão do ensino superior no Amapá.

“Além disso, essa iniciativa contribuirá para promover novas atividades acadêmicas que beneficiem o desenvolvimento da região e favoreçam a cooperação binacional com o departamento ultramarino francês da Guiana”, acrescentou.

De acordo com o projeto, a Unifron terá ensino superior de iniciação e pós-graduação, realizará pesquisas, atividades de extensão e culturais, além de apoiar a inovação e o desenvolvimento regional.

Senador Randolfe: “iniciativa contribuirá para promover novas atividades acadêmicas que beneficiem o desenvolvimento da região e favoreçam a cooperação binacional”. Foto: Ascom/Senado

A propositura também estabelece medidas relacionadas ao patrimônio, recursos, administração, estatuto, entre outras providências necessárias.

Para Randolfe, a transformação do campus de Oiapoque é vista como um marco importante para a região, representando um impulso significativo para a educação e o desenvolvimento local.

Segundo ele, caso aprovado, o projeto abrirá novas oportunidades para estudantes e promovendo progressos científicos, tecnológicos e culturais.

A matéria tramitará como Projeto de Lei N° 3455 de 2023.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!